Em 13/12/2024

Censo Demográfico 2022: IBGE divulga dados sobre características dos domicílios


De acordo com o levantamento, um em cada cinco brasileiros mora em domicílio alugado.


A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem, 12/12/2024, dados preliminares sobre as características dos domicílios no país. Segundo o levantamento realizado, um em cada cinco brasileiros mora em domicílio alugado. Os dados foram divulgados em evento realizado no Instituto Jones dos Santos Neves, em Vitória/ES.

De acordo com a informação publicada pela Agência IBGE de Notícias, “o bloco de características dos domicílios do questionário da amostra investigou, essencialmente, seis elementos: condição de ocupação do domicílio (se próprio, alugado ou cedido), material das paredes externas, número de cômodos, número de dormitórios, existência de máquina de lavar roupas e existências de acesso domiciliar à Internet.

Os dados divulgados ainda apontam que “a proporção de brasileiros que viviam em domicílios alugados manteve a trajetória de crescimento e chegou a 20,9% da população. Em 2000, essa parcela era de 12,3% e, em 2010, de 16,4%.” Entretanto, o Analista da Gerência de Indicadores Sociais do IBGE, Bruno Mandelli, ressalta que “essa é a primeira divulgação a partir do questionário da amostra do Censo Demográfico 2022, que é um questionário mais extenso e foi aplicado em cerca de 10% da população brasileira. No momento, essa divulgação é preliminar, pois o IBGE ainda não delimitou as áreas de ponderação, um processo, já em curso, que passa por consulta às prefeituras, para que as áreas estejam aderentes ao planejamento das políticas públicas.

A pesquisa também destaca, em relação aos elementos estruturais do domicílio, que o material predominante nas paredes externas é de alvenaria com revestimento ou taipa com revestimento (87%). O segundo material mais comum é a alvenaria sem revestimento (7,6%).

Os dados divulgados pelo IBGE estão disponíveis no Sidra e no Panorama do Censo.

Assista como foi a divulgação dos dados:

Fonte: IRIB, com informações da Agência IBGE de Notícias.



Compartilhe