CGJ/AM destaca atuação dos Registros de Imóveis amazonenses
“Os oficiais registradores exerceram um papel fundamental para que os esforços de prefeituras, estado e União pudessem ser validados”, afirmou Magistrado.
O portal da Corregedoria-Geral da Justiça do Amazonas (CGJ/AM) publicou notícia destacando a atuação dos Registradores de Imóveis amazonenses durante a Semana Nacional de Regularização Fundiária – “Solo Seguro”. De acordo com o Juiz Auxiliar da CGJ/AM e Subcoordenador do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade (NGFS) do Amazonas, Áldrin Henrique Rodrigues, “os oficiais registradores exerceram um papel fundamental para que os esforços de prefeituras, estado e União pudessem ser validados.”
A notícia ressalta a atuação das Registradoras Lílian Gonçalves Rodrigues, do Cartório de Itapiranga, e Tais Batista Fernandes, do Cartório de Coari, bem como do Registrador do 6º Ofício de Registro de Imóveis de Manaus, Aníbal Resende. De acordo com Lílian Rodrigues, “o esforço dos registradores no sentido de garantir a estrutura funcional do cartório pronta para atender às demandas do poder público – estado, municípios e União – para esse período, começou bem antes do evento.” Por sua vez, Taís Fernandes ressaltou que “a questão fundiária desperta a um só tempo a consciência social não apenas no que tange à ordenação do espaço territorial, mas também do que vive nesse espaço: o ser humano e a floresta”. A Registradora ainda afirmou que “o Amazonas vive um novo momento de desenvolvimento alavancado pelo Judiciário, a fim de efetivar as políticas públicas fundiárias em todo o estado.”
Já Anibal Rodrigues, que personalizou as certidões emitidas pelo Cartório, fazendo menção ao período solene, ressaltou que o trabalho começou semanas antes do “Solo Seguro”, com a emissão de “mais de 200 registros imobiliários gratuitos, com certidões personalizadas.”
Fonte: IRIB, com informações da CGJ/AM.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
XLVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil e XXXV Encuentro del Comité Latinoamericano de Consulta Registral: Encontro debaterá aspectos do Processo Civil e Registro de Imóveis!
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório