CGJ realiza I Simpósio de Regularização de Registro de Imóveis Públicos
Evento promoveu uma troca de conhecimentos entre Registradores de Imóveis, Juízes Corregedores Permanentes, servidores e gestores públicos.
A Corregedoria-Geral de Justiça da Paraíba, em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg) e com a Secretaria de Estado de Administração, realizou, nessa segunda-feira (3), o I Simpósio de Regularização de Registro de Imóveis Públicos para debater questões atuais relacionadas ao tema. Aberto pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão, o evento promoveu uma troca de conhecimentos entre registradores de imóveis, juízes corregedores permanentes, servidores e gestores públicos.
A ‘Regularização dos Imóveis’ foi abordada pelo registrador de Imóveis e tabelião de Notas do Estado do Rio Grande do Sul, Marcos Costa Salomão. Já o segundo painel – ‘Sistema integrado de Bens Públicos SIGBP’ – foi apresentado pelo gerente executivo de Patrimônio da Secretaria de Administração (Sead) da Paraíba, Thiago Alcântara.
O último expositor da manhã foi o advogado e professor doutor em Direito Civil Rodrigo Toscano de Brito, que falou sobre ‘Bens Públicos e o Registro de Imóveis’, elencando aspectos históricos sobre propriedade pública e privada no Brasil.
“É fundamental uma integração maior do Cadastro dos Imóveis Públicos com o Registro de Imóveis. Hoje, a gente detecta o problema. É preciso, agora, buscar mecanismos de resolução, a fim de aproximar esses cadastros”, declarou o professor Rodrigo Toscano.
O presidente da Anoreg, Carlos Ulysses, destacou o compromisso da Corregedoria com o aperfeiçoamento da atividade notarial e registral na Paraíba. “Obrigado a todos que participaram, e parabéns aos palestrantes que trouxeram assuntos tão importantes. Contem sempre com nosso apoio. Estamos atentos às melhorias que a sociedade precisa. Somos agentes públicos e temos esta obrigação”, pontuou.
Ao encerrar o evento, o juiz-corregedor Antônio Carneiro de Paiva Júnior ressaltou que a intenção da Corregedoria é realizar eventos em todas as regiões do Estado. “Temos visitado as serventias e visto a colaboração dos delegatários com o desenvolvimento das regiões onde atuam. Aqui, pudemos discutir temas áridos, como é a regulação imobiliária, de uma forma sensível e humanizada. É esse o Poder Judiciário que eu me orgulho de integrar”, finalizou.
Também integraram a mesa: o diretor da Anoreg-PB e secretário-geral nacional da Anoreg-BR, Germano Toscano; o procurador-geral do Estado da Paraíba, Fábio Andrade Medeiros; O procurador da Coordenadoria do Domínio, Nicolas Schuindt de Andrade; o secretário e a secretária executiva de Estado de Administração do Governo, respectivamente, Tibério Limeira e Jaqueline Fernandes de Gusmão.
Fonte: TJPB (Por: Gabriela Parente).
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Município baiano é o primeiro do Brasil a concluir 100% de REURB gratuita
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano