CGJAC: Corregedoria-Geral da Justiça acreana destaca atuações nas Serventias Extrajudiciais
Concluído o biênio 2019/2020, CGJAC apresenta Relatório de Atividades.
O Corregedor-Geral da Justiça do Estado do Acre (TJAC), Des. Júnior Alberto, apresentou Relatório de Atividades pertinente à sua gestão frente à CGJAC, destacando, dentre outras medidas, a atuação da Corregedoria-Geral frente aos Serviços Notariais e de Registro.
De acordo com o documento, a implantação do sistema de emissão e fiscalização dos selos eletrônicos, denominado Extrajud, tornou mais profissionalizada e eficiente a fiscalização dos serviços notariais e de registro. Outra medida importante, foi a implantação do sistema eletrônico de prestação de contas dos Interinos, garantindo celeridade, maior controle e diminuição do tempo de análise das prestações de contas apresentadas pelas Serventias vagas administradas por estes.
Sob o aspecto correicional, o Desembargador ressaltou que o desenvolvimento de nova metodologia baseada no sistema de correição eletrônica do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) reduziu o tempo de conclusão dos relatórios de fiscalização no serviço extrajudicial. Também afirmou que o Fundo Estadual de Compensação foi recuperado, mediante alterações legislativas e informatização dos pedidos de ressarcimento dos atos gratuitos. Estas medidas possibilitaram a regularização e atualização dos pagamentos, em especial da complementação da renda mínima das serventias deficitárias.
A íntegra do documento pode ser acessada aqui.
Fonte: IRIB, com informações do TJAC.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Reurb pode ter procedimento alterado
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes