CGJAM institui prêmio para Registradores de Imóveis com os melhores índices de títulos de propriedade registrados
Prêmio “Dr. Adalberto Carim Antônio” foi instituído pelo Provimento CGJAM n. 460/2024.
A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), através do Provimento CGJAM n. 460/2024, assinado pelo Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, instituiu o Prêmio “Dr. Adalberto Carim Antônio”, cujo objetivo é reconhecer o trabalho de Registradores de Imóveis com os melhores índices de títulos de propriedade registrados.
Segundo a notícia publicada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (ANOREG/AM), a premiação homenageia o Juiz Adalberto Carim Antônio, falecido em abril de 2022, que carrega o título de 1º Magistrado da Vara do Meio Ambiente e Questões Agrárias do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). “O juiz Adalberto contribuiu com ações de cidadania, de educação e consciência para a preservação do meio ambiente no âmbito judicial e extrajudicial, elevando o nome do Judiciário amazonense em nível nacional e internacional”, ressalta a ANOREG/AM.
Ainda de acordo com a Associação, “a normativa se baseia no direito à moradia, na função social da propriedade e da cidade, em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), em pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre aglomerados urbanos, na Lei nº 13.456/2017, que institui novas normas e procedimentos para a regularização fundiária rural e urbana (Reurb), entre outras considerações.” Além disso, a notícia destaca que, “entre os critérios para a premiação, estão: contribuição para elevação do índice de títulos registrados; criatividade para o êxito da Semana Solo Seguro e Semana Solo Seguro Favela; melhor diagnóstico fundiário realizado no âmbito de sua área de atuação; e soluções inovadoras para a garantia do acesso à moradia e ao desenvolvimento urbano, aliada a preservação do meio ambiente.”
Para David Gomes David, Presidente da ANOREG/AM, o prêmio e um reconhecimento e um estímulo valioso para a elaboração de ações por parte dos Oficiais Registradores no que se refere ao complexo processo de regularização fundiária.
Premiados
Segundo a ANOREG/AM, foram agraciados com o prêmio a Diretora da ANOREG/AM, Taís Batista Fernandes, e o titular do 6º Ofício de Registro de Imóveis de Manaus, Aníbal Rezende. A honraria foi entregue pelo Juiz-Corregedor Auxiliar e Subcoordenador do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da CGJAM, Áldrin Henrique Rodrigues.
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), representado por seu Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa, parabeniza os Registradores de Imóveis homenageados pela CGJAM.
Fonte: IRIB, com informações da ANOREG/AM.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
ANOREG/PI: III Encontro Estadual de Direito Notarial e de Registro do Piauí
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano