Em 30/07/2024

CGJAM lança Mapa de Correições para consulta online das correições em Serventias Extrajudiciais do interior


Ferramenta abrange correições realizadas a partir do ano 2000 e permite agilidade e facilidade de acesso às informações.


Com o objetivo de proporcionar agilidade e facilidade no acesso às informações, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Amazonas (CGJAM) lançou o Mapa de Correições, uma plataforma digital que permite a consulta online de todas as correições realizadas desde o ano 2000 nas unidades jurisdicionais e nas Serventias Extrajudiciais do interior.

Segundo as informações divulgadas pela CGJAM, qualquer cidadão pode acessar o Mapa de Correições de qualquer localidade. A plataforma também “promove maior transparência nas ações da Corregedoria, proporcionando uma compreensão mais detalhada das atividades realizadas nas unidades jurisdicionais e cartórios extrajudiciais do interior do estado”.

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Amazonas (SETIC/TJAM) e baseia-se em um sistema de Business Intelligence (BI). Segundo a notícia, este sistema “envolve a coleta, tratamento e análise de dados, permitindo, inclusive, que a gestão tome decisões baseadas em informações concretas.” Além disso, a CGJAM ressalta que “as consultas podem ser feitas por ‘Comarca’, ‘Local e Ano de Correição’ e o ‘Tipo’ de ação promovida” e que “cada pesquisa realizada é representada no mapa do Amazonas, que mostra o espaço geográfico da comarca que recebeu as ações de correição, permitindo uma melhor compreensão das atividades realizadas e dos eventuais deslocamentos em caso de ações presenciais.

Para o Corregedor-Geral de Justiça do Amazonas, Desembargador Jomar Fernandes, “a cada gestão, a Corregedoria avança em suas atividades, aperfeiçoando procedimentos e promovendo maior clareza nas ações realizadas. A disponibilização da consulta online sobre as correições é um passo significativo rumo à modernização e maior transparência, além de facilitar o acesso à informação e garantir uma gestão mais eficiente.

Por sua vez, a Chefe da Seção de Correições, Talyta Lêda, pontuou que, “com o Mapa de Correições online, continuamos inovando e trabalhando na melhoria contínua dos serviços da Corregedoria, garantindo que a justiça seja mais clara e acessível a todos.

Clique aqui e acesse o Mapa de Correições da CGJAM.

Fonte: IRIB, com informações da CGJAM e do TJAM.



Compartilhe