CGJMA publica Provimento que facilita desapropriação de imóveis e linhas férreas
De acordo com o Corregedor-Geral da Justiça, medida atende a necessidade de aperfeiçoamento das atividades registrais no Estado.
A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Maranhão (CGJMA) publicou na última sexta-feira, 05/04/2024, o Provimento CGJMA n. 10/2024, com a finalidade de adequação do registro e da escritura de atos de registro de desapropriações de imóveis e estradas de ferro em Cartório. Para o Corregedor-Geral da Justiça maranhense, Desembargador Froz Sobrinho, a medida atende à necessidade de aperfeiçoar as atividades registrais no Maranhão, “especialmente para concretizar o objetivo de um registro desburocratizado, célere, seguro e eficiente.”
Segundo a notícia publicada no site da CGJMA, o Provimento estabelece que a desapropriação, seja ela do tipo judicial ou amigável, inclusive de linhas férreas, é a forma originária de aquisição da propriedade. Além disso, a notícia aponta que o Provimento dispensa, para o registro de desapropriações de imóveis e linhas férreas, a apresentação de comprovantes de pagamento de impostos, certidões fiscais ou documento de “Habite-se”, avaliação da Fazenda Pública e a apresentação de cópia autenticada do decreto de desapropriação, devendo-se, sempre que for possível, verificar a autenticidade de cópia simples no endereço eletrônico da entidade expropriante (que destina a propriedade privada para fins públicos).
O Provimento ainda trata de temas como os documentos exigidos para o registro da desapropriação e os casos envolvendo sucessão hereditária e Reforma Agrária.
A íntegra do Provimento pode ser acessada aqui.
Fonte: IRIB, com informações do TJMA.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Código Civil: Comissão de Juristas responsável pela atualização conclui elaboração do Relatório Final
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório