Em 29/05/2018
Clipping - A Crítica - Regularização fundiária ganha força no Estado e mais de mil imóveis devem ser regularizados ainda este ano (MS)
A partir da Lei 13.465 de 11 de julho de 2017 que simplifica os procedimentos da regularização fundiária urbana, 684 imóveis já foram regularizados no Estado e mais 1.400 estão em processo de regularização.
A partir da Lei 13.465 de 11 de julho de 2017 que simplifica os procedimentos da regularização fundiária urbana, 684 imóveis já foram regularizados no Estado e mais 1.400 estão em processo de regularização.
O trabalho é desenvolvido pela equipe da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) que percorre os municípios e, em parceria com as prefeituras, reúne a documentação necessária.
Em Campo Grande, 243 famílias regularizaram seus imóveis. No loteamento Bosque do Carvalho, após 20 anos na irregularidade se deu início ao processo de regularização e 127 famílias que viviam na insegurança assinaram contrato com a Agehab.
O Estado avaliou todos os terrenos e a Lei permitiu descontos para as famílias de baixa renda de até 70% no valor do lote, parcelados em até 240 meses. As parcelas do terreno são pagas pelos moradores. A grande vantagem é que este contrato tem força de escritura e quando as famílias quitarem os imóveis, já terão o documento em mãos.
Já no Portal Caiobá, 116 imóveis que possuem o termo de quitação, receberam a escritura do imóvel gratuitamente, sem ter qualquer custo, inclusive, foram isentas do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).
A dona de casa Ednara Sérgio dos Santos foi uma das moradoras que recebeu a escritura de seu imóvel. “Para mim é uma grande vitória, estou muito feliz. Moro há mais de dez anos com meus seis filhos nessa casa e não teria condições de arcar com as despesas de cartório para ter a escritura em meu nome, só tenho a agradecer por esse presente, disse.
Catadora de materiais recicláveis, dona Zenilda Andrade da Silva, também não escondeu a emoção ao receber a escritura de sua casa. “Deus é fiel, tudo tem sua hora e hoje a minha chegou. Eu sabia que essa benção viria”, comemorou.
Fonte: A Crítica
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL - PORTARIA Nº 42, DE 25 DE MAIO DE 2018 - Altera a Portaria PGFN no 33, de 08 de fevereiro de 2018
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024