Em 23/08/2018

Clipping - ES Hoje - MPES investiga organização criminosa que se apropria de imóveis rurais


O MPES disse que não pode passar mais informações, porque o caso está sob segredo de justiça


O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) deflagrou, nesta quarta-feira (22.08), uma operação com o objetivo de desarticular e colher provas de uma organização criminosa que se apropriava ilegalmente de imóveis rurais, mediante violência, grave ameaça ou fraude contra os proprietários diretos. A prática é conhecida por “grilagem”.
 
A “Operação Corpus” está sendo feita por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), com apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar. O objetivo também é constatar a prática de falsidade ideológica, corrupção e exploração de prestígio, com contribuição direta ou mediata de agentes públicos e terceiros beneficiários.
 
Inicialmente, serão cumpridos 11 mandados de busca e apreensão pelos agentes do Gaeco e da Corregedoria da Polícia Militar, emitidos pelo juízo da 7ª Vara Criminal de Vila Velha. Quatro membros do Ministério Público coordenam os trabalhos, auxiliados por 22 agentes do Gaeco e policiais militares que, a partir da agora, analisarão conjuntamente documentos, dados de mídias, e depoimentos de investigados e testemunhas que serão colhidos nas próximas semanas.
 
Os crimes investigados estão previstos na lei nº 12.850/13 (organização criminosa) e no Código Penal (corrupção ativa, passiva, falsidade documental, tráfico de influência/exploração de prestígio).
 
O MPES disse que não pode passar mais informações, porque o caso está sob segredo de justiça.
 
Fonte: ES Hoje
 


Compartilhe