Clipping – Independente - Cartórios de Imóveis do RS lançam portal de serviços e certidões eletrônicas
Serviços que antes só poderiam ser feitos fisicamente em um Cartório de Registro de Imóveis agora podem ser realizados de forma eletrônica, proposta feita pela CRI-RS (Central de Registro de Imóveis).
A Central de Registro de Imóveis é uma plataforma online.
Serviços que antes só poderiam ser feitos fisicamente em um Cartório de Registro de Imóveis agora podem ser realizados de forma eletrônica. Essa é a proposta da CRI-RS (Central de Registro de Imóveis), desenvolvida com o objetivo de facilitar a vida do cidadão e dos usuários do mercado imobiliário.
O lançamento oficial ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), em cerimônia na Federasul, em Porto Alegre. O portal já está aberto ao público e pode ser acessado pelo endereço www.cri-rs.com.br. A Central de Registro de Imóveis é uma plataforma online que integra os serviços prestados por todos os 228 Cartórios de Registro de Imóveis do Estado do Rio Grande do Sul.
Todo cidadão, empresa ou órgão público que utilize os Cartórios de Registro de Imóveis passa a dispor, em um ambiente único e digital, das informações e serviços que necessita, com a mesma segurança, credibilidade e validade legal dos serviços prestados fisicamente em cartórios.
Administrada pelo IRIRGS (Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul), a ferramenta disponibiliza para o público quatro tipos de serviços: pesquisa na central; busca nos cartórios; visualização de matrículas (registros dos imóveis); e solicitação de certidões. Com mais de 96.946 atos praticados no período de testes em 2019, a CRI-RS conta com mais de 9 milhões de matrículas (registros) cadastradas.
Fonte: O Sul
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Governo do Piauí: Mais de 60 comunidades tradicionais serão beneficiadas com projeto regularização fundiária no Piauí
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório