Em 28/11/2018

Clipping – Cori/MG - Cartórios promovem conscientização sobre câncer de próstata


Evento foi marcado pelo engajamento dos colaboradores das instituições


O CORI-MG, em parceria com os cartórios de Registro de Imóveis de Belo Horizonte e outras entidades de classe mineiras, aderiu à campanha de mobilização em prol da conscientização sobre o câncer de próstata. Na segunda-feira, 19 de novembro, colaboradores das instituições fizeram uma caminhada e, ao longo do trajeto, distribuíram panfletos que informaram a população sobre a doença. 
 
Na Praça da Assembleia, ponto final do percurso, o grupo participou de diversas atividades físicas (cabo de guerra, futebol, alongamento e corrida), que contribuem para prevenir a doença. Segundo Andréa Baêta, substituta do 4º Ofício de Imóveis de Belo Horizonte, o evento também reforçou a importância de realizar exames periódicos e buscar orientação médica. "A vergonha e o preconceito precisam ser deixados de lado e não podem ser motivos para descuidar da saúde.” 
 
Darci Barreto, funcionária do Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Minas Gerais (IRTDPJ Minas), acredita que a ação é importante para quebrar o tabu que ainda envolve o exame de toque, que ainda afugenta muitos homens do diagnóstico precoce. “Quando as entidades vão pra rua, distribuem materiais informativos e chamam a atenção da população para determinado assunto, todo mundo ganha. Informação nunca é demais.”
 
A coordenadora do Comitê de Qualidade do 1RIBH, Marlei Cristiane Ramos Moura, celebrou o sucesso do evento. Como ela conta, o 1º Ofício de Belo Horizonte sempre realiza esse tipo de atividade e é bom ter o apoio de outras instituições. “Além de conscientizar a equipe, orientamos a sociedade. Esse é um papel primordial dos cartórios. É importante que as serventias se envolvam em ações sociais.”
 
Segundo Camila Prado, integrante do Comitê de Qualidade do CORI-MG, iniciativas como o Novembro Azul são importantes para conferir destaque a um tema que ainda incomoda grande parte da população masculina. “Mobilizamos a sociedade para a necessidade de superar preconceitos culturais em nome da prevenção.” 
 
Entendendo a doença 
Na manhã de terça-feira, 20 de setembro, os colaboradores do Colégio assistiram a uma apresentação do médico Guilherme Donini Armiato. O clínico disse que ainda não há consenso sobre a melhor maneira de lidar com o câncer de próstata, mas especialistas são unânimes ao afirmar que, quando diagnosticada precocemente, as possibilidades de cura da doença são altas. Por isso, a necessidade do exame regular. 
 
Guilherme Donini também afirmou que é muito importante que médico e paciente compartilhem informações. Além disso, a observação dos fatores de risco, combinada com a realização dos exames recomendados, contribui para o diagnóstico. “As mulheres normalmente têm uma ginecologista, mas os homens não fazem esse acompanhamento regular. É uma cultura que precisa ser mudada.”
 
Fonte: Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (Cori/MG)
 


Compartilhe