Em 05/06/2018

Clipping – Exame - Preço dos imóveis tem queda de 1,31% no ano


Maio registrou estabilidade nos preços dos imóveis residenciais à venda. Veja o valor médio do metro quadrado à venda na sua cidade


Maio registrou estabilidade nos preços dos imóveis residenciais à venda. Veja o valor médio do metro quadrado à venda na sua cidade
 
De janeiro a maio, o preço dos imóveis residenciais à venda no mercado teve queda real de 1,31%, de acordo com o Índice FipeZap, que acompanha o preço de imóveis anunciados para venda em 20 cidades brasileiras.  
 
A queda real é registrada quando o valor de um determinado bem tem uma alta menor que o aumento generalizado dos preços, medido pelo IPCA. No período, o preço médio dos imóveis recuou 0,10%. enquanto a inflação esperada no período foi de 1,23%.
 
Vale destacar que a variação real não é obtida com uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.
 
O comportamento dos preços não foi homogêneo entre as cidades monitoradas pelo índice. Doze das vinte cidades apresentaram alta no preço de venda no ano, com destaque para São Caetano do Sul (2,54%), Vila Velha (1,64%), e Florianópolis (1,04%).
 
Em maio o preço médio dos imóveis no país ficou estável pelo quinto mês consecutivo (-0,01%). No mês, é esperada uma inflação de 0,30%.
Entre os municípios com maior queda de preços, estão Rio de Janeiro (-1,60%), Distrito Federal (-1,57%) e Niterói (-0,93%).
 
O valor médio dos imóveis à venda anunciados nas 20 cidades encerrou maio valendo  7.543 reais por metro quadrado. Rio de Janeiro se manteve como a cidade mais cara do país, com metro quadrado médio de 9.596 reais.
 
Nos últimos 12 meses, o preço dos imóveis residenciais à venda acumula queda de  0,56% e queda real de 3,22%.
 
Fonte: Exame
 


Compartilhe