Em 07/05/2019

Clipping – FolhaGO - Senador aponta regularização fundiária como fator de desenvolvimento no MT


A regularização fundiária foi apontada, pelo senador Wellington Fagundes, como uma das alternativas para incrementar o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso.


A regularização fundiária foi apontada, pelo senador Wellington Fagundes, como uma das alternativas para incrementar o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso. Segundo ele, pelo menos 80 mil famílias esperam pelo título de propriedade da terra e grande parte das cidades no Estado convive com a expansão desordenada provocada pela invasão de áreas.

A opinião do parlamentar foi apresentada, nesta segunda-feira (06.05), durante a instalação, na Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Cuiabá, que reúne 13 municípios e lideranças de toda a região. Na pauta, alternativas que possam resultar no desenvolvimento integrado desses municípios, que apresentam grande diferença no Índice de Desenvolvimento Humano, além de carências nos serviços de saúde, segurança e educação.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar, deputado estadual Faissal Calil, as alternativas de desenvolvimento devem levar em consideração o meio ambiente, o incremento do turismo, a melhoria nos serviços públicos e, principalmente, a geração de emprego e renda. Dados apresentados pelo deputado mostram que pelo menos 100 mil jovens estão desempregados nessas 13 cidades que, juntas, contam com 250 mil pessoas abaixo da linha da pobreza.

Para Wellington Fagundes, a regularização fundiária permite a segurança ao proprietário na busca de financiamento e linhas de crédito para o aumento da produção na agricultura familiar e na ampliação de atividades econômicas na cidade. "Não podemos apresentar a grande agricultura como única alternativa econômica para o desenvolvimento de Mato Grosso. Precisamos da agricultura familiar, também", disse.

Ainda nesta segunda-feira, o senador defendeu investimentos em infraestrutura de transportes, como a conclusão das rodovias federais que cortam Mato Grosso e a implantação e expansão da malha rodoviária em várias regiões do Estado.

A defesa de seu durante o Debate Sobre Novas Fronteiras em Mato Grosso, realizado pela Assembleia Legislativa.

Fonte: FolhaGO

 



Compartilhe

  • Tags