Em 30/07/2018

Clipping – G1 - Escrituras de compra e venda de imóveis de Santos já podem ser feitas pela internet


Cidadão poderá realizar todas as etapas da contratação imobiliária via web


Os moradores de Santos, no litoral de São Paulo, já podem realizar a escritura pública para a compra e venda de imóveis por meio do portal Escritura Simples, do Colégio Notarial do Brasil (CNB). A ideia é tornar a aquisição de imóveis um procedimento mais rápido e simples.
 
A iniciativa é uma ação do Colégio Notarial do Brasil (CNB), entidade representativa de todos os Tabelionatos de Notas brasileiros. A Escritura Simples possibilita a redução de etapas, tempo e custo na contratação imobiliária.
 
No site, após o preenchimento dos dados, o usuário recebe um número de identificação da solicitação para acompanhar todo o procedimento pela interface do portal. O tabelião entra em contato para as orientações necessárias e sequência dos procedimentos até a lavratura da escritura, que será impressa. Somente neste momento, o usuário deve ir ao tabelionato, ou solicitar que este vá ao seu encontro, para as assinaturas. Todas as certidões e emissões de guias de pagamento serão providenciadas pelo tabelião, facilitando todo o procedimento para o usuário.
 
O próximo passo do projeto é consolidar o uso da plataforma pelo mercado imobiliário efetuando melhorias contínuas do sistema. O objetivo é integrar, até o final do ano, os 8,5 mil tabelionatos de notas presentes em 4.869 cidades do Brasil.
 
O projeto integra o Programa Bem Mais Simples do Governo Federal e permitirá que o Brasil melhore sua posição no relatório Doing Business, do Banco Mundial. Com a melhoria dos indicadores, espera-se atrair mais investimentos e ter um ambiente de negócios saudável e transparente no País.
 
Fonte: G1
 


Compartilhe