Em 27/08/2019
Clipping – Paraná Shop - Cartórios de Imóveis do Paraná lançam plataforma de serviços eletrônicos
O lançamento oficial dos serviços ocorreu durante os dois dias de evento do Seminário RI Talks promovido pela Associação dos Registradores Imobiliários do Paraná (Aripar).
A partir desta segunda-feira (26.08), cidadãos de todo o Brasil já podem utilizar os Cartórios de Imóveis do Paraná de forma totalmente eletrônica. Por meio do site www.registrodeimoveis.org.br, que congrega todos os 200 Registros de Imóveis do Estado, é possível solicitar certidões, dar entrada em registros, fazer pesquisas – como a localização eletrônica de bens ou a visualização da matrícula de imóveis – e acompanhar solicitações de registros e atos sem sair de casa e deslocar-se até um cartório.
O lançamento oficial dos serviços ocorreu durante os dois dias de evento do Seminário “RI Talks: Reflexões para o Futuro do Registro de Imóveis”, promovido pela Associação dos Registradores Imobiliários do Paraná (Aripar) e realizado nos dias 22 e 23 de agosto, no Teatro Paulo Autran, em Curitiba.
“É muito animador para nós, registradores de imóveis, avançarmos na integração de todos os nossos serviços em um portal online, disponível a qualquer interessado conectado à internet”, destaca o presidente da Aripar, Gabriel Amaral, ressaltando que, além do cidadão comum, o portal de serviços será de grande auxílio para todo o mercado relacionado com o setor imobiliário.
Entre os serviços mais importantes, agora disponibilizados em meio eletrônico, está a pesquisa de bens, que possibilita localizar imóveis e outros direitos registrados em cartório. A certidão digital online, expedida em formato eletrônico, e com a mesma fé pública e validade jurídica do documento impresso também passa a ser disponibilizada no portal, que reúne ainda serviços dos Cartórios de Imóveis dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Pará e Rondônia.
O cidadão que utilizar os serviços disponíveis no Portal também terá acesso à visualização online da matrícula do imóvel, podendo assim conferir dados importantes da matrícula, e pode ainda acompanhar o procedimento de registro de seu imóvel de forma online pela ferramenta acompanhamento registral. Outro serviço importante disponibilizado é o E-Protocolo, que permite o envio de escrituras públicas e contratos particulares para registro, eliminando a necessidade de comparecimento ao Cartório.
RI Talks
Além do lançamento dos serviços, o “RI Talks: Reflexões para o Futuro do Registro de Imóveis” debateu diversos temas relacionados ao setor, em uma análise do que pode acontecer de grandes alterações com o registro de imóveis no Paraná e no Brasil.
“O que formará o futuro do Registro de Imóveis. O futuro é o resultado das construções do passado, das decisões do presente e das ações bem pensadas para o futuro. O futuro é algo inédito, singular, e que contará com a contribuição do que debatermos neste evento”, afirmou o presidente da Aripar durante o evento.
O evento ainda contou com representantes do Poder Judiciário - o desembargador corregedor-geral, José Augusto Gomes Aniceto, e os juízes auxiliares Marcel Guimarães Rotoli de Macedo e Ana Paula Kaled Accioly Rodrigues da Costa -, além de registradores imobiliários de todo o Estado e especialistas no setor.
Sobre a Aripar
A Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) é a entidade representativa dos Cartórios de Registro de Imóveis do Estado do Paraná. Fundada em 21 de outubro de 2017, a Aripar é uma entidade sem fins lucrativos cujos esforços estão concentrados em contribuir com o aperfeiçoamento legislativo e jurídico do setor, buscando a melhoria constante da prestação de serviços imobiliários ao cidadão paranaense e a evolução tecnológica do setor. <[email protected]>
Fonte: Paraná Shop
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Clipping – Band News - Nova plataforma promete agilizar serviços de cartórios imobiliários no Paraná
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório