Em 28/03/2019
Clipping – Portal G1 – Após registro em cartório de Uberaba, Parque Fernando Costa passa a ser oficialmente patrimônio da ABCZ
A escrituração foi lavrada pelo cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Uberaba.
O Parque Fernando Costa, em Uberaba, é oficialmente patrimônio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A documentação foi efetivada anos depois de a União doar a área à associação. A escrituração foi lavrada pelo cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Uberaba.
Gil Pereira, diretor de Patrimônio da associação, explicou que, em 2016, solicitou uma lista patrimonial da ABCZ e percebeu que o Parque Fernando Costa não constava nela, mesmo a doação da área tendo sido aprovada há quase 40 anos.
"Pesquisando um pouco mais, descobrimos que isso aconteceu porque apesar de a União ter feito esse contrato de doação do imóvel naquela época, o documento ainda não tinha sido registrado em cartório. Ou seja, oficialmente o Parque ainda não era da Associação”, explicou o diretor.
Pereira disse, ainda, que o processo passou por órgãos e entidades dos três níveis de governo, incluindo a Superintendência do Patrimônio da União em Minas Gerais, que foi decisiva para a conclusão da transferência.
O processo durou cerca de dois anos e meio, e a nova escrituração foi assinada em 20 de dezembro de 2018, em um documento que reúne oito páginas e traz a nova narração descritiva do local.
“Não conseguimos falar da ABCZ sem relacioná-la ao Parque Fernando Costa e vice e versa. Trata-se de uma única história, muito importante para o desenvolvimento da pecuária nacional. Por mais simples que possa parecer a lavratura de um documento, nesse caso ela vem carregada de um contexto histórico, econômico e social muito grande”, conclui o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.
Fonte: Portal G1
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Clipping – UOL – 'Inflação do aluguel' acelera para 1,26% em março e é de 8,27% em 12 meses
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório