Clipping – Prefeitura Municipal de Teresópolis - Lei federal de regularização fundiária pode solucionar situação dos moradores de Fonte Santa e Quinta Lebrão (RJ)
Demanda antiga do município, a reintegração de posse de áreas pertencentes ao INSS, atualmente ocupada por cerca de 30 mil pessoas nos bairros Fonte Santa e Quinta Lebrão, foi o tema da audiência pública realizada na última sexta-feira (3), na Prefeitura.
Demanda antiga do município, a reintegração de posse de áreas pertencentes ao INSS, atualmente ocupada por cerca de 30 mil pessoas nos bairros Fonte Santa e Quinta Lebrão, foi o tema da audiência pública realizada na última sexta-feira (3), na Prefeitura.
Durante o evento, que reuniu autoridades municipais, estaduais e federais das esferas Executiva, Legislativa e Judiciária, além de moradores, os participantes debateram a aplicação da Lei Federal 13.465/2017. A legislação fixa um entendimento de regularização fundiária urbana como a simples titulação do imóvel. A proposta apresentada é que o INSS faça a doação das áreas ao Serviço do Patrimônio da União (SPU), para que o Município inicie a regularização fundiária urbana através da Reurb (Comissão de Análise e Instauração da Regularização Fundiária Rural e Urbana de Teresópolis).
“Caso seja necessário, irei a Brasília com o Deputado Hugo Leal para vencer a questão junto ao INSS. Uma vez que o SPU tome posse dessas áreas, utilizando essa lei, e com segurança jurídica, o município poderá fazer a distribuição de titularidade em dois sistemas. Com a Reurb Social, destinada a famílias que não podem pagar pelo imóvel, e a Reurb Especial, com tratamento diferenciado para comércios e indústrias”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.
O Deputado Federal Hugo Leal lembrou que há anos não é apresentada solução definitiva para a questão. “Esse processo ficou muitos anos parado, e a provocação do INSS fez com que acelerássemos uma modificação legislativa para que seja possível transferir essa área para a União e, em seguida, ao Estado para a regularização. Esse é o nosso compromisso para que as pessoas tenham a segurança de um imóvel de sua propriedade”, disse o deputado.
De acordo com o juiz Caio Márcio Taranto, titular da Vara Federal Única de Teresópolis, existem 17 ações judiciais em tramitação, em que o INSS pede a reintegração de posse de áreas na Fonte Santa e na Quinta Lebrão. “Uma primeira ação foi desmembrada numa segunda, que gerou outras 15. É uma área muito grande, por isso houve vários desmembramentos”, explicou. Para o juiz, foi um encontro produtivo. “É sempre positivo o poder público olhar as melhores soluções para um contexto tão complexo, identificando caminhos que possam gerar uma composição, que é o que todos queremos”.
Participando da audiência pública, o gerente executivo do INSS para a Região Serrana, Fernando Mascarenhas, afirmou que “o INSS não é um inimigo, mas parceiro nessa conversação”. Ele garantiu que repassará o resultado do encontro à presidência do Instituto Nacional de Seguridade Social.
Fonte: Prefeitura Municipal de Teresópolis
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Clipping – RBJ - Regularização fundiária abrangerá 400 imóveis em Palmas (PR)
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano