Em 16/08/2018

Clipping – Valor Econômico - Governo da Nova Zelândia proíbe compra de imóveis por estrangeiros


A proibição se aplica a todas as nacionalidades, exceto cidadãos de Cingapura e Austrália


O governo da Nova Zelândia proibiu a venda de casas para compradores estrangeiros. A lei foi aprovada nesta quarta-feira pelo Parlamento em resposta às queixas de que os neozelandeses estão se tornando "inquilinos em sua própria terra". A proibição se aplica a todas as nacionalidades, exceto cidadãos de Cingapura e Austrália.
 
O ministro de Finanças do país, David Parker, justificou a medida alegando que a proibição tornará a moradia mais acessível para os cidadãos locais, e que a oferta aumentará.
 
O governo da primeira-ministra Jacinda Ardern também expressou preocupação com o fato de que investimentos imobiliários chineses, particularmente em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, está elevando os preços das moradias e pressionando os compradores locais.
 
Segundo o jornal britânico "The Guardian", apenas um quarto dos adultos na Nova Zelândia possui casa própria e, nos últimos cinco anos, os números de pessoas sem-teto aumentaram, com alguns neozelandeses forçados a morar em carros, garagens e pontes.
 
Um relatório publicado de 2017 citado pelo "Guardian" aponta que a Nova Zelândia possui os preços imobiliários mais inacessíveis do mundo, com os valores em Auckland tendo subido 75% nos últimos quatro anos.
 
Por outro lado, críticos da lei aprovada nesta quarta-feira argumentam que proibir compra de residência por estrangeiros fará pouco para aumentar a oferta de moradias. "A compra estrangeira representa apenas 3% do mercado e tende a se concentrar em novos empreendimentos, deixando claro que o investimento estrangeiro leva à criação de novas residências", disse ao "Financial Times" Dave Platter, representante do site imobiliário chinês Juwai.com.
 
Fonte: Valor Econômico 
 


Compartilhe