COGEX do Estado do Maranhão abre consulta para elaboração de Código de Normas
Colaborações poderão ser enviadas até o dia 22 de novembro.
Conforme noticiado anteriormente, a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) elaborará um novo Código de Normas para atender especificamente a esfera extrajudicial. Diante disso, a COGEX receberá sugestões que orientarão o trabalho realizado nas Serventias Extrajudiciais. As contribuições deverão ser enviadas até o dia 22 de novembro, podendo participar integrantes da Magistratura e profissionais do Poder Judiciário e que atuam nas Serventias Extrajudiciais do Estado.
De acordo com a informação publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), a COGEX criou dois canais para receber as sugestões: um por meio de formulário (também acessível por QRCode), no qual as contribuições são feitas por área de competência, como Notas, Protesto, Registro de Pessoas Naturais e de Imóveis; outra, pelo encaminhamento de propostas diretamente ao e-mail [email protected], com o assunto “Sugestão ao Código de Normas”. Neste caso, deverá ser descrito no corpo do e-mail a área de competência, a sugestão e outras informações relevantes.
Além disso, o TJMA destacou que “as sugestões recebidas serão incorporadas às discussões sobre a elaboração de um código novo, totalmente atualizado, e constituirá um conjunto de regras legislativas que disciplinará a atividade cartorária” e que, segundo o Corregedor-Geral do Foro Extrajudicial, Desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, “os trabalhos para elaboração do novo código já foram iniciados internamente e estão em curso desde o mês de julho.” O Desembargador ressaltou que o trabalho chega a uma etapa importante, “na qual serão colhidas participações de outros profissionais que lidam diariamente com a matéria extrajudicial e que podem oferecer contribuições efetivas.” O trabalho será coordenado pelo Juiz Auxiliar da COGEX, André Bogéa.
Fonte: IRIB, com informações do TJMA.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Sistema de Correição Virtual Extrajudicial é apresentado pela CGJRN
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório