Em 31/12/1969

Colégio de Registradores da Espanha recebe o presidente do IRIB


Os temas para a próxima edição do Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol foi um dos assuntos discutidos na reunião


O presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, esteve reunido, ontem, dia 8 de junho, com o diretor de Relações Internacionais do Colégio de Registradores da Espanha, Fernando Pedro Méndez González, em Madri. Durante toda a manhã, foram discutidos assuntos de interesse para ambas as instituições, em especial o XI Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário, que, neste ano, 27 e 28 de outubro, será realizado no Brasil, cidade de Florianópolis/SC.

Lamana Paiva e Fernando González avaliaram a possibilidade de assinar um convênio entre o IRIB e o Colégio para o intercâmbio de artigos em suas principais publicações – Revista de Direito Imobiliário (RDI) e Revista de Direito Registral Espanhola, de acordo com os interesses de cada instituição e sem obrigações. Outra questão importante tratada na reunião foi a viabilidade de promover um seminário, em conjunto, sobre o futuro da atividade registral imobiliária ao redor do mundo, onde seriam envolvidos os registradores imobiliários e os Poderes Judiciário e Executivo.

Tendo em vista que o XI Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário já está com data e local marcados, a programação do evento também foi estudada na reunião, considerando temas de interesses para os quatro países – Portugal, Espanha, Brasil e Chile.  Outras matérias, tais como cadastro imobiliário, Registro de Imóveis e o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter), que foi criado pelo Decreto nº 8.764, de 10 de maio de 2016, também foram discutidas.

Na oportunidade, o presidente do IRIB entregou em mãos convite para os membros do Colégio de Registradores da Espanha participarem do XLIII Encontro dos Oficiais de Registro do Brasil, que será realizado de 26 a 30 de setembro, na capital da Bahia, Salvador.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 09.06.2016



Compartilhe