Comissão do Pensamento Registral Imobiliário realiza sua reunião bimestral
Luiz Egon Richter e Henrique Ferraz de Mello passam a integrar o grupo técnico do IRIB
A Comissão do Pensamento Registral Imobiliário e de Assuntos Legislativos do IRIB (CPRI) reuniu-se no último dia 20/10, em Itupeva/SP, cumprindo o cronograma de encontros bimestrais. Na oportunidade, foi discutida a atuação da CPRI em apoio às entidades estaduais na sugestão de alterações aos respectivos códigos de normas, sendo atendido pedido do integrante da Comissão e diretor de Registro de Imóveis da Anoreg-SP, Francisco de Ventura Toledo, no sentido de revisar proposta de atuação normativa acerca de condomínios e loteamentos.
Também foi deliberada a necessidade do Instituto criar representações estaduais, com objetivo de cumprir exigência constitucional que o torne apto a postular ações junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Por unanimidade, a CPRI aprovou o encaminhamento de ofício ao presidente do IRIB para que sejam tomadas as providências necessárias.
Durante a reunião os registradores de imóveis Luiz Egon Richter (Lageado/RS) e Henrique Ferraz de Mello (Itapevi/SP) aceitaram os convites para integrar a Comissão. Também participou como convidado o presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e diretor de Tecnologia e Informática do IRIB, Flauzilino Araújo dos Santos, que tratou do registro eletrônico. Na ocasião, afirmou que "o Registro de Imóveis deve fazer a parte que lhe compete, com o discernimento para não perder o bonde da história".
O encontro foi coordenado pelo presidente da Comissão, Fábio Ribeiro dos Santos (Campos do Jordão/SP), e contou com a presença do diretor de Assuntos Estratégicos do IRIB, Emanuel Costa Santos (Araraquara/SP). Também participaram Daniela Rosário Rodrigues (Monte Mor/SP), Priscila Corrêa Dias Mendes (Macatuba/SP), Naila de Rezende Khuri (Votorantim/SP), Francisco Ventura de Toledo (São Paulo/Capital), Rodrigo Betmam (Botucatu/SP) e Luciano Dias Bicalho Camargos (Vespasiano/MG).
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 24.10.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Senado: Novo Código Florestal - estados terão até 2014 para criar programa de regularização
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes