Comissões do Senado Federal debaterão conjuntamente PLs que tratam de regularização fundiária
Audiência Pública conjunta será realizada na próxima sexta-feira, a partir das 8h.
As Comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), ambas do Senado Federal, realizarão na próxima sexta-feira, 12/11/2021, a partir das 8h, outra Audiência Pública conjunta para debates acerca da regularização fundiária no País, com foco no Projeto de Lei n. 2.633/2020 (PL), oriundo da Câmara dos Deputados, e seu apenso, o PL n. 510/2021. A audiência pública foi sugerida pelos Senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Acir Gurgacz (PDT-RO), presidentes da CMA e da CRA, respectivamente. O Senador Carlos Fávaro (PSD-MT) é o Relator de ambos os projetos no Senado Federal.
Conforme divulgado na edição de ontem do Boletim do IRIB, o PL n. 2.633/2020, que altera as Leis ns. 11.952/2009, 14.133/2021 e 6.015/1973 (Lei de Registros Públicos), a fim de ampliar o alcance da regularização fundiária das ocupações para toda a área da União ou do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), também será discutido na próxima quinta-feira, 11/11/2021, a partir das 14h, em audiência pública agendada pela CMA. O PL é de autoria do Deputado Federal Zé Silva (SOLIDARIEDADE-MG). Saiba mais.
Já o PL n. 510/2021, de autoria do Senador Irajá (PSD-TO), visa ampliar as possibilidades de regularização fundiária em terras da União, além de unificar a legislação sobre esse tema para todas as regiões do país. De acordo com a Agência Senado, para o autor do PL, o marco regulatório proposto nesse texto vai desburocratizar o processo de emissão de títulos, possibilitar o acesso a programas e incentivos para produção e fortalecer o combate ao desmatamento.
Participarão da audiência pública o representante do INCRA, Anaximandro Almeida; a Pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Brenda Brito; o Consultor Jurídico da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Rodrigo Kaufmann; e a representante da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Cristina Lopes.
O evento será transmitido ao vivo pelo Portal e-Cidadania. Participantes poderão enviar perguntas, críticas e sugestões aos convidados.
Fonte: IRIB, com informações da Agência Senado.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Governo doa imóvel para construção de 550 moradias a famílias de baixa renda em Santos (SP)
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório