Em 08/09/2011

Como gerir, com sucesso, um cartório de registro de imóveis?


“O cartório dos novos tempos” será tema do primeiro dia do Encontro Nacional


A gestão de cartório de registro de imóveis não é uma tarefa das mais fáceis. Além do conhecimento técnico, são necessárias habilidades administrativas: dominar ferramentas de gestão, motivar equipes e investir em novas tecnologias. Com o objetivo de auxiliar os registradores na administração de suas serventias, o IRIB dedicou o primeiro dia do XXXVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil ao tema "O cartório dos novos tempos", focando na gestão dos cartórios de imóveis e nas novas tecnologias.

As palestras do dia 19/9, no Marina Park Hotel em Fortaleza/CE, começam com a participação da registradora de imóveis em São José dos Campos/SP, Adriana Aparecida Perondi Lopes Marangoni, "A gestão dos cartórios de registro de imóveis: solução de problemas". Outro convidado para tratar da gestão empresarial focada nos serviços notariais e de registro, é Bruno do Valle Teixeira, oficial substituto em Serra/ES.

O primeiro tema contará, ainda, com a participação de Luiz Egon Richter, registrador de imóveis em Lajeado/RS e membro da Coordenadoria Editorial do IRIB, que irá ministrar palestra sobre a natureza jurídica da delegação da função pública notarial e registral, trazendo considerações e reflexões.

Sistemas de qualidade

Outro importante debate do primeiro dia,19/9, será a “Padronização de procedimentos e qualidade total”. Após a palestra da administradora e especialista em gestão de sistemas de qualidade, Jaqueline Pinheiro Feltrin, três registradores de imóveis relatarão os resultados de programas implantados em seus cartórios.

Serão apresentados três casos concretos: “Importância do uso da informática software e hardware adequados”, por Naurican Lacerda, registrador de imóveis em São José/SC; “Experiência na eficientização por meio do mapeamento dos processos” por Bianca Castellar de Faria, registradora de imóveis em Joinville/SC; e “Responsabilidade socioambiental, ações de sensibilização interna com foco na sociedade”, por Roberto Pereira, registrador de imóveis em Recife/PE.

Novas tecnologias e selagem eletrônica

O tema “Novas tecnologias aplicadas à atividade registral” será abordado por Luiz Antonio Werner, consultor em sistemas para a área registral. Ele demonstrará como a informatização dos cartórios, de todos os portes é a mais urgente tarefa a ser realizada, contribuindo para a consolidação de procedimentos internos orientados ao cumprimento de padrões e níveis de serviço.

Na sequência, o juiz corregedor da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares Lemes vai apresentar palestra “Selagem eletrônica”, com foco no programa desenvolvido pelo TJMG. Participará como debatedor Alysson Antonio Matos Rodrigues, administrador da Anoreg/AM, que apresentará resultados do trabalho desenvolvido no norte do Brasil. O principal evento dirigido à classe registral imobiliária brasileira vai até o dia 23/9. Os interessados em participar do Encontro ainda podem se inscrever, através do portal do IRIB, até o dia 15/9.

Confira a programação do Encontro e o perfil dos palestrantes

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 8.9.2011



Compartilhe