Compra e venda. Condomínio. Vaga de garagem. Indisponibilidade de bens.
TJSP. CSMSP. Apelação Cível n. 1007743-64.2025.8.26.0100, Comarca de São Paulo, Relator Des. Francisco Loureiro, julgada em 23/05/2025 e publicada em 03/06/2025.
EMENTA OFICIAL: PROCEDIMENTO DE DÚVIDA REGISTRÁRIA. APELAÇÃO. REGISTRO DE IMÓVEIS. DÚVIDA JULGADA PROCEDENTE. I. Caso em Exame: 1. Apelação interposta contra sentença que manteve o óbice ao registro de escritura pública de compra e venda de vaga de garagem em condomínio edilício. II. Questão em Discussão: 2. A questão em discussão consiste em determinar: (i) a possibilidade de registro de escritura de compra e venda de vaga de garagem a pessoas estranhas ao condomínio, sem autorização expressa na convenção de condomínio; (ii) a validade da ordem de indisponibilidade de bens averbada na matrícula, mesmo após decisão judicial transitada em julgado autorizando seu cancelamento. III. Razões de Decidir: 3. No caso, a convenção de condomínio proíbe a alienação de vagas de garagem a pessoas não residentes no condomínio, assim como o uso delas. 4. A ordem de indisponibilidade devidamente inscrita impede o registro da alienação voluntária do bem até seu cancelamento efetivo na matrícula. IV. Dispositivo e Tese: 5. Recurso desprovido. Tese de julgamento: 1. A alienação de vagas de garagem a pessoas estranhas ao condomínio é proibida sem autorização expressa na convenção. 2. A ordem de indisponibilidade impede o registro da escritura de compra e venda até seu cancelamento na matrícula. Legislação Citada: - Código Civil, art. 1.331, § 1º. (TJSP. CSMSP. Apelação Cível n. 1007743-64.2025.8.26.0100, Comarca de São Paulo, Relator Des. Francisco Loureiro, julgada em 23/05/2025 e publicada em 03/06/2025). Veja a íntegra na Kollemata.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Compra e venda. Condomínio. Vaga de garagem. Indisponibilidade de bens.
- Os benefícios da CNIB para a recuperação de crédito
- CGJ-AM divulga Portaria disponibilizando o “Manual Técnico de Avaliação do Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais do Estado do Amazonas”