Condomínio de Lotes e Loteamentos Fechados serão debatidos durante 38º Encontro de RI
Evento será realizado entre os dias 24 e 25 de junho, em Cuiabá (MT)
O 38º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg/MT), entre os dias 24 e 25 de junho, em Cuiabá (MT), terá como um dos temas debatidos “Condomínio de Lotes e Loteamentos Fechados”. O palestrante é o registrador de imóveis de Taquaritinga (SP), Marinho Dembinski Kern.
“Tanto os condomínios de lotes como os loteamentos fechados estão presentes no cotidiano dos municípios brasileiros, até mesmo nos menores. Não é mais uma realidade exclusiva dos grandes centros. Em torno de sua legalidade, sempre houve grande polêmica e insegurança jurídica, tendo em vista a ausência de regulamentação legislativa. A Lei nº 13.465/17 buscou alterar esse cenário, conferindo maior estabilidade jurídica a esses empreendimentos e atendendo a anseios sociais daqueles que pretendem morar em lugares capazes de conjugar qualidade de vida e segurança”, explicou Kern.
De acordo com o registrador de imóveis, seja por se tratar de uma realidade social que se impõe, seja pelo reconhecimento e regulação que a lei lhes deu, os condomínios de lotes e os loteamentos fechados são modalidades de empreendimentos que aportarão nos Registros Imobiliários.
“E, como cabe ao oficial realizar a qualificação registral nesses procedimentos, é imperioso que ele domine o arcabouço jurídico, a fim de atuar de maneira a conferir-lhes a almejada segurança jurídica, função primordial dos Registros Públicos. Aliás, é um tema que não interessa apenas aos registradores, mas também aos advogados, juízes, promotores, corretores imobiliários e empreendedores, pois cada qual no âmbito de suas atribuições poderá ser chamado a operar o direito em tais casos, especialmente tendo em conta a ampla utilização de empreendimentos imobiliários dessa espécie”, declarou.
De acordo com Kern, durante a palestra serão abordados tópicos importantes sobre os institutos, tais como conceito, natureza e regime jurídico, bem como algumas questões jurídicas interessantes que surgem no processo de registro dos empreendimentos.
“Também buscarei explicar em que consiste o caderno do Irib, que escrevi e que será lançado em breve, cujo assunto é, exatamente, os condomínios de lotes e os loteamentos fechados”, relatou.
Currículo de Marinho Dembinski Kern:
Doutorando em Função Social do Direito pela FADISP. Mestre em Direito pela EPD. Especialista em Direito Civil, Notarial e Registral. Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Taquaritinga/SP.
38º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis
O 38º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil debaterá temas de relevância para o setor, como a qualificação registral de atos administrativos, a alienação fiduciária e o procedimento de intimação e consolidação da propriedade fiduciária, as cédulas de crédito, a usucapião extrajudicial, entre outros.
Inscrições
As inscrições para o Encontro serão efetuadas exclusivamente pela internet, até o dia 20 de junho. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado através de boleto bancário. Clique aqui e faça a sua inscrição.
Todos os cancelamentos deverão ser solicitados por escrito e todos os reembolsos serão efetuados após o evento com um desconto de 20% de taxa administrativa. As inscrições canceladas após o dia 10/06/19, não serão reembolsadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
STJ: Licença não remunerada de cargo público não afasta incompatibilidade com atividade cartorária
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.