Em 25/07/2012

Conferência de abertura debate a fiscalização judiciária da atividade extrajudicial


Corregedor-geral de Justiça do Estado de Mato Grosso destacou a importância da tecnologia para a prestação dos serviços à sociedade


A conferência de abertura do 31º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis foi ministrada pelo corregedor-geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal. O magistrado debateu a questão da fiscalização judiciária como ato de orientação feita pelo Juízo competente referente à atividade notarial e de registro.

O palestrante iniciou sua explanação dizendo que todos têm direitos, mas deveres também. “A atividade dos registradores e notariais tem como contrapartida a responsabilidade. Essa responsabilidade, em concreto, constitui pressuposto indispensável para aumentar a confiança pública”, disse, lembrando que em sistemas democráticos não existe exercício de certos poderes sem controle. Por isso a importância da atividade fiscalizatória.

O corregedor-geral de Justiça destacou a importância da tecnologia e dos sistemas de informação compartilhados para o aprimoramento do Judiciário e da atividade extrajudicial, resultando na boa prestação dos serviços à sociedade. Em sua conferência, Vidal citou diversos exemplos de projetos desenvolvidos em Mato Grosso, que estacam o estado no cenário nacional no que se refere aos investimentos em tecnologia.

Segundo Márcio Vidal, a Corregedoria encontrou na tecnologia uma grande aliada o que resultou em várias iniciativas, algumas delas já em funcionamento. “Hoje os sistemas desenvolvidos pela Corregedoria-Geral de Justiça disponibilizam 100% das informações de todos os processos em tramitação. Também implantamos o selo digital nas serventias e, em 40 dias, iniciaremos as inspeções e auditorias virtuais dos cartórios extrajudiciais. Existe também outro sistema que nos possibilita o controle das faixas de fronteira, que somam mais de 700 quilômetros no Estado”, disse.

O corregedor-geral completou dizendo que “tudo que está se operando jamais vai deixar de nos surpreender. Nossos modelos de hoje certamente serão pobres aproximações para os métodos do futuro. As práticas e as teorias a serem empregadas jamais serão a verdade final, elas vão sempre evoluir e mudar, tornando-se progressivamente mais corretas e eficientes, sem chegar nunca a um estado final de perfeição. É a persistência pelo fazer que deve nos inspirar a criar”, finalizou.

O Encontro Regional prossegue até sábado, 28. É uma iniciativa do IRIB com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) e da Corregedoria - Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso.


Veja a galeria de imagens

Baixe o material da palestra

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 25.7.2012 



Compartilhe

  • Tags