Confira mais um artigo da série “IRIB EM DEBATE: registro eletrônico de imóveis”
Terceira parte da série de artigos trata da constituição do SREI-ONR.
Prosseguindo com a divulgação de artigos na seção IRIB EM DEBATE, publicamos a terceira parte de uma série de artigos com enfoque no registro eletrônico de imóveis.
O artigo selecionado para esta edição trata acerca do processo de criação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) e do Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis (ONR). Além de esclarecer pontos importantes dos projetos, o texto indica documentos que mostram o desafio de implantar o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis brasileiro. Boa leitura!
IRIB EM DEBATE – PARTE 3
SREI-ONR – a que custo veio o custeio!
por Sérgio Jacomino
O Projeto SREI-ONR envolveu inúmeros atores ao longo de mais de uma década. Foi uma iniciativa pedregosa, acidentada, custosa para muitos de nós.
É possível compreender que há vários interesses envolvidos. Nem todos foram postos às claras, permitindo, assim, um debate franco, direto, honesto. Muitas vezes e de modo sub-reptício as ideias originais eram postas em opróbrio, atacadas de modo vil, distorcidas e subvertidas. Um único exemplo servirá para ilustrar: não há – nunca houve! – qualquer iniciativa de nossa parte de fazer com que o ONR pudesse assimilar atividades que são próprias e indelegáveis do registrador imobiliário e nem promover a centralização de dados registrais no ONR-SREI.
Aprendi muito com esse processo e verifiquei, na prática da representação política de classe, que a ética de convicção pessoal por vezes tem o vezo de açular os ânimos, reduzindo o debate a uma dimensão de disputas meramente pessoais, muitas vezes calçadas em diatribes ad hominem. [Continue lendo aqui]
Lembrando que, este é um espaço aberto e democrático. Todos os interessados em divulgar suas opiniões, críticas ou sugestões ou, ainda, contribuir com o tema apresentado, podem encaminhar material para o e-mail [email protected]. Estando o conteúdo enviado de acordo com a linha editorial da publicação, o mesmo será oportunamente divulgado.
Na próxima edição desta seção, o Boletim do IRIB publicará o quarto artigo desta série, que abordará as especialidades notariais e registras, bem como suas naturezas. Não deixe de conferir!
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
IRIB presta homenagem aos Oficiais de Registro de Imóveis que fizeram a sua história
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório