Em 12/12/2018
Conjur - Advogados do Rio querem que TJ crie varas especializadas em Direito Imobiliário
Advogados do Rio de Janeiro pedirão ao Tribunal de Justiça que crie varas especializadas em Direito Imobiliário. O objetivo é tornar os processos da área mais céleres e melhorar as decisões
Advogados do Rio de Janeiro pedirão ao Tribunal de Justiça que crie varas especializadas em Direito Imobiliário. O objetivo é tornar os processos da área mais céleres e melhorar as decisões.
O advogado Arnon Velmovitsky, sócio do Velmovitsky Advogados Associados, afirma que diversas entidades apoiam a medida. Entre elas, as comissões de Direito Imobiliário da seccional do Rio da OAB e do Instituto dos Advogados Brasileiros, a Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (Abami) e o Secovi Rio, que representa as imobiliárias do estado.
De acordo com levantamento coordenado por Velmovitsky, 21% das ações na Justiça do Rio tratam de Direito Imobiliário. A diversidade de leis sobre o assunto torna necessária a existência de varas especializadas, argumenta o advogado. Com conhecimento aprofundado do assunto, juízes profeririam decisões mais bem fundamentadas, diminuindo o índice de reversão em instâncias superiores, acredita.
Velmovitsky, que criou as comissões de Direito Imobiliário da OAB do Rio e do IAB, também sustenta que juízes especializados seriam mais rápidos.
A ideia dos advogados é que cinco das 52 varas cíveis do Rio sejam exclusivamente dedicadas a assuntos imobiliários. Isso para não criar gastos com a criação das varas.
Arnon Velmovitsky diz que o grupo irá procurar o presidente eleito do TJ-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, assim que ele assumir o cargo, em fevereiro de 2019. A medida precisa ser aprovada pelo Órgão Especial da corte. Se isso ocorrer, o projeto é enviado para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para conversão em lei.
Fonte: Conjur
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Senado: Comissão poderá votar cota para construção civil no Minha Casa Minha Vida
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório