Em 15/08/2013

Convênio permitirá pesquisa de matrículas de imóveis online


A parceria foi firmada entre o Tribunal de Justiça e o Ofício do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e o registrador titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS e vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, firmaram convênio, no dia 14/8, dispondo sobre o acesso e a utilização do serviço de matrículas online. O sistema permitirá aos magistrados, a partir do nome, endereço, CPF ou CNPJ das partes, pesquisar a existência de imóveis e obter certidões, via e-mail, com senha fornecida pelo Registro de Imóveis. 

O Presidente do Tribunal de Justiça do RS Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, disse que a iniciativa representa um avanço na realização de pesquisas feitas por magistrados. Isso representa, ainda, grande economia de tempo e benefícios à natureza com a redução do uso de papel que será substituído por conteúdos virtuais, acrescentou. Afirmou tratar-se de uma inovação que segue a tendência do uso da rede mundial de computadores.

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Orlando Heemann Júnior, disse que a modalidade deverá inspirar outros Ofícios de Registros porque se trata de uma ferramenta que dará maior rapidez à prestação jurisdicional, beneficiando diretamente o cidadão. O registrador de imóveis João Pedro Lamana Paiva, depois de uma breve exposição do funcionamento do sistema, afirmou que o projeto foi idealizado há muitos anos. Trata-se de um sistema moderno que permitirá aos magistrados o recebimento de conteúdos digitalizados sob total segurança via e-mail, assegurou.

Também participaram da cerimônia de assinatura do convênio os Vice-Presidentes do TJRS, Desembargadores Guinther Spode e André Luiz Planella Villarinho, além do Diretor do Foro Central de Porto Alegre, Juiz Cláudio Luiz Martinewski.

Fonte: TJRS

Em 14.8.2013



Compartilhe