Corregedor Nacional de Justiça destaca a importância do SERP
Entrevista foi concedida para a ANOREG/BR.
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) entrevistou o Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão, sobre a regulamentação, pelo Provimento CN-CNJ n. 139/2023, do Serviço Eletrônico de Registros Públicos (SERP). Na entrevista, o Ministro destacou a importância do Serviço e como o sistema busca melhorar a eficiência e agilidade no atendimento aos usuários dos serviços prestados pelos Cartórios.
De acordo com o Ministro, com a implantação do sistema, “espera-se que os cartórios de registro possam fornecer um serviço mais moderno e eficiente para toda a população brasileira”. A notícia publicada pela ANOREG/BR também informa que o Ministro Salomão destacou que “o sistema lidará com questões relacionadas à segurança jurídica e à autenticidade dos documentos registrados eletronicamente por meio de protocolos de segurança e criptografia” e que o SERP “pretende garantir a igualdade de condições e acesso aos serviços prestados pelos cartórios para todos os cidadãos por meio da oferta de serviços eletrônicos, que podem ser acessados por qualquer pessoa com acesso à internet, independente de sua localização ou condição financeira”.
Sobre o papel da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ), o Ministro disse que “a Corregedoria também está lidando com desafios relacionados à infraestrutura e capacitação técnica de cartórios em regiões menos desenvolvidas do país por meio da realização de ações de capacitação e suporte técnico, além da busca de parcerias com instituições públicas e privadas para garantir o acesso e uso do SERP em todas as regiões do país.”
Fonte: IRIB, com informações da ANOREG/BR.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Incra começa individualização do CAR em assentamentos
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório