Corregedoria das Comarcas do Interior e TJBA promovem evento sobre a Regulação Fundiária Urbana
A iniciativa é da Corregedoria das Comarcas Interior (CCI) e Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp), com a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Associação dos Registradores de Imóveis do Estado da Bahia (Ariba), além do apoio da Presidência do TJBA.
O evento tem como público-alvo registradores e representantes de municípios, além de juízes que se interessem pelo tema
Apresentar os melhores caminhos para a regularização fundiária urbana é o mote do “REURB – Estratégias para bons resultados”, a ser realizado em 31 de agosto, durante todo o dia, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
A iniciativa é da Corregedoria das Comarcas Interior (CCI) e Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp), com a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Associação dos Registradores de Imóveis do Estado da Bahia (Ariba), além do apoio da Presidência do TJBA, que tem à frente o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
“Realizamos centenas de entrega de títulos de propriedade e promovemos a realização de audiências públicas para esclarecer a população sobre a importância do REURB”, diz o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior. Esse encontro é mais um passo para avançarmos neste processo”, completa.
O objetivo é apresentar casos práticos, com superação de entraves à REURB e viabilizar capacitação e treinamento aos municípios e aos oficiais dos cartórios de Registro de Imóveis. Um dos exemplos de boa prática está na implantação da regularização urbana em Xique-Xique, um dos painéis do encontro.
Também será apresentada a experiência em Cajuti, primeiro município 100% regularizado em Minas Gerais, e os impactos na arrecadação. O programa do evento prevê a discussão sobre os avanços da Lei Federal 13.465/2017, que dispõe sobre a regularização fundiária, e os principais desafios para enfrentar o problema, além dos impactos do Reurb na população de baixa renda.
A Sedur, em painel especial, vai mostrar como tem atuado para facilitar os processos de regularização. Ao final do evento, será lançado o Manual Prático de Minutas e Modelos para REURB Urbana.
O evento tem como público-alvo registradores e representantes de municípios, além de juízes que se interessem pelo tema. O link de inscrição será disponibilizado em breve pela Unicorp.
Clique aqui e conheça a programação prévia.
Descrição da Imagem: ilustrativa com a imagem de satélite de uma cidade e informações sobre o vento [fim a descrição].
#pracegover #paratodosverem
Fonte: TJBA.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Provimento CN-CNJ n. 148/2023, de 27 de julho de 2023
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes