Corregedoria e Ditec realizam treinamento sobre o Sistema de Arrecadação junto aos cartórios
Sistema de Arrecadação de Emolumentos (Sare) entrará em funcionamento no dia 1º de novembro.
Após passar por ajustes e por um ciclo de testes, em fase piloto, o Sistema de Arrecadação de Emolumentos (Sare) entrará em funcionamento no dia 1º de novembro. Na tarde dessa terça-feira (26), as funcionalidades do Sistema foram apresentadas a delegatários de cartórios do Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) de todo o Estado. Nesta quarta-feira (27), o treinamento terá continuidade junto às demais serventias. As reuniões vêm sendo conduzidas pelo juiz corregedor Ely Jorge Trindade.
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB, o Sare é destinado à emissão de guias prévias e recolhimentos das serventias extrajudiciais. Na ocasião, o diretor de TI, Ney Robson, agradeceu a colaboração das serventias no trabalho realizado. “Agradeço aos cartórios que colaboraram e ajudaram na homologação do sistema, que passou por muitas evoluções e está em plenas condições de entrar em funcionamento na próxima semana”, reforçou.
Na sequência, o gerente de Sistemas, Júlio Paiva fez a apresentação da ferramenta, cujo acesso é feito no portal da Corregedoria (www.tjpb.jus.br/corregedoria ), em ‘Emolumentos’. Júlio demonstrou, ainda, como emitir guias e explicou as novidades implementadas, a exemplo de consultas por QR Code, entre outras informações.
Para o juiz corregedor Ely Jorge Trindade, responsável pela pasta do Extrajudicial da Corregedoria, o primeiro dia do treinamento foi proveitoso, principalmente, por possibilitar o esclarecimento de dúvidas comuns aos RCPNs, com muita participação. O magistrado informou que as serventias participantes que também possuem atribuição de notas poderão acessar a reunião de hoje para aprofundar os esclarecimentos de outras matérias.
“O sistema ficou simples e de fácil acesso, mas é natural que as mudanças causem insegurança. Todavia, funcionou bem em fase de teste em cartórios grandes e tem o acompanhamento de perto da Ditec e da Corregedoria. Agradeço pela colaboração de todos”, afirmou Ely Jorge.
Também participaram do primeiro dia de treinamento o gerente de Fiscalização Extrajudicial da CGJ, Sebastião Alves, o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado (Arpen), Manfredo Góes, Vinícius Toscano, representando a Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg), e o servidor da Ditec, Cássio de Freitas.
Fonte: TJPB (Gabriela Parente).
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
“Os cartórios são fundamentais para a reconstrução da história do Brasil”
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano