Em 19/04/2023

Corregedoria reúne titulares de cartórios extrajudiciais do Amazonas em treinamento virtual


Participaram cerca de 70 delegatários. Na pauta: orientações sobre os procedimentos adotados no fluxo de trabalho das serventias.


A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), com apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), realizou na última segunda-feira (17) um treinamento virtual para titulares de cartórios de Notas e de Registro Civil do Amazonas. Na oportunidade foram abordados temas relacionados a isenção de selos, compra de créditos emergenciais, pagamento de fundos e o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico (ONR).

O encontro foi conduzido pela juíza-corregedora auxiliar, Ida Maria Costa de Andrade, que esteve acompanhada dos servidores Maria Auxiliadora Braga, Carolina Marreiro, Daniel Barroncas e Geraldo Sobral, da Divisão de Controle e Fiscalização dos Serviços Extrajudiciais do Tribunal de Justiça do Amazonas, unidade vinculada a estrutura da CGJ-AM. Eles responderam dúvidas e deram orientações aos delegatários sobre os procedimentos adotados no fluxo de trabalho das serventias, tanto da capital quanto do interior.

Durante a reunião, a magistrada deixou claro que a Corregedoria pensa os cartórios extrajudiciais pelo viés dialógico. “Precisamos entender a realidade do todo para que, de fato, possamos exigir de maneira justa e fundamentada o cumprimento dos deveres em prol da sociedade”.

Ainda de acordo com a juíza Ida Andrade, é por meio do trabalho das serventias extrajudiciais do nosso estado que os amazônidas podem transitar pelo mundo como cidadãos globais, porém “falar dos Ofícios do Registro Civil como ‘ofícios cidadãos’ não pode ficar restrito apenas às palavras. É preciso que os órgãos fiscalizadores também percebam as peculiaridades regionais e o esforço empreendido pelos delegatários locais para que a dignidade e a cidadania se consolidem”.

Presente ao evento, o vice-presidente da Anoreg/AM, Cloves Siqueira, representando o presidente David Gomes David, acompanhou os trabalhos e pontuou que atividades como estas são essenciais para o segmento extrajudicial. “O diálogo direto com a Corregedoria é benéfico para a atividade pois os colegas podem tirar suas dúvidas e relatarem suas demandas do dia a dia. A ideia é que novos encontros como este sejam feitos, para que haja a manutenção e estreitamento das relações com nosso órgão fiscalizador”, disse o vice-presidente.

O treinamento virtual foi gravado e será enviado pela Anoreg/AM aos delegatários que não puderam participar.

Com informações da Ascom da Anoreg/AM.

Fonte: TJAM.



Compartilhe