Crédito fundiário: contratações sobem 36% em relação ao ano passado
Informação foi divulgada pelo Banco do Nordeste.
O Banco do Nordeste (BNB) divulgou a informação que os valores financiados por ele para aquisição de imóvel rural cresceram 36% nos primeiros sete meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. As contratações foram realizadas no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), no qual o BNB atua como agente repassador dos recursos.
Segundo o BNB, “agricultores familiares que desejam adquirir imóveis rurais ou realizar benfeitorias em seus bens podem solicitar o crédito fundiário do Governo Federal. O Programa é operacionalizado por meio de quatro linhas de financiamento: PNCF Social, PNCF Jovem, PNCF Mais e PNCF Empreendedor, de acordo com o perfil dos beneficiários. Para solicitar os recursos, o agricultor precisa apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro de Agricultor Familiar (CAF) ou outra forma de cadastro que atenda o Regulamento Operativo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária.”
A notícia ainda ressalta, dentre outras informações, que “os financiamentos abrangem 100% do valor do valor do bem adquirido, com teto de até R$ 280 mil por beneficiário” e que “a taxa de juros varia de 0,5% a 4% ao ano.”
Além disso, o Superintendente de Agronegócio e Agricultura Familiar do BNB, Luiz Sérgio Farias Machado, ressaltou que o objetivo do financiamento é permitir ao agricultor ter condições de adquirir sua terra rural. Para Machado, “o beneficiário, por meio do financiamento, pode adquirir o imóvel rural, dando dignidade ao homem e à mulher do campo que hoje não possui sua terra para produzir. Destaque-se o lançamento pelo Governo Federal, neste ano, do Programa Terra da Gente, uma nova estratégia para agilizar a reforma agrária e ampliar o seu alcance o que vai promover a inclusão produtiva das famílias e contribuir para solucionar conflitos agrários e aumento da produção de alimentos saudáveis produzidos de forma sustentável.”
Fonte: IRIB, com informações do Banco do Nordeste.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Imóvel foreiro. Regularização Fundiária Urbana. Proprietário – notificação. Qualificação registral.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes