Curso de iniciação aborda gestão da qualidade e discute normas da CGJ/PR
Os conferencistas convidados foram os registradores de imóveis Bianca Castellar de Faria, Francisco José Barbosa Nobre e Gabriel Fernando do Amaral
O Curso de Iniciação na Atividade Registral Imobiliária, promovido pelo IRIB em Curitiba/PR, no último sábado (3/6), abordou temas essenciais para aqueles que entraram na atividade registral imobiliária recentemente. Na segunda parte do curso, os participantes assistiram aulas sobre “Gestão da Qualidade” e “Normas e procedimentos locais”.
Coordenadora da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário – CPRI, Bianca Castellar de Faria tratou da gestão da qualidade, a partir da sua experiência à frente do 1º Registro de Imóveis de Joinville. Segundo a palestrante, são vários os motivos para investir em gestão: maior segurança jurídica, satisfação usuário, motivação da equipe, entre outros. “Um serviço de excelência envolve 30% de conhecimento jurídico e 70% de gestão. A gestão eficiente não é um favor que fazemos ao usuário, é uma obrigação. A partir do momento que escolhemos a carreira de registradores de imóveis, assumimos o compromisso de prestar um serviço de excelência”, afirmou.
A presidente do Colégio Registral de Santa Catarina disse que o primeiro passo foi realizar um diagnóstico organizacional no cartório. Depois foi elaborado um planejamento estratégico e estabelecidos objetivos a serem atingidos. “Uma das nossas metas foi quanto à agilidade do atendimento, buscando reduzir o tempo de espera para três minutos. Hoje, alcançamos a marca de 2,83 minutos”, conta Bianca Castellar.
Também foram reduzidos prazos de execução dos serviços: para o registro, a média de 2,89 dias, as certidões de inteiro teor são emitidas na hora, as certidões de ônus e ações saem em 24 horas e as certidões de busca, transcrições e ofícios em 48 horas.
Normas e procedimentos locais
Coube ao registrador de imóveis em Piraquara e vice-presidente do IRIB para o Estado do Paraná, Francisco José Barbosa Nobre, fazer uma análise do Código de Normas Extrajudiciais da Corregedoria-Geral de Justiça, destacando os dispositivos mais importantes e que causam dúvidas.
Participou do painel o registrador de imóveis de Guaratuba/PR, Gabriel Fernando do Amaral, que tratou do princípio da continuidade e o registro de cessões de direitos em partilhas na prática registral. Também foi convidada para a mesa de debate a registradora de imóveis em Londrina, Caroline Feliz Sarraf Ferri.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 3.6.2017
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
IRIB participa da palestra “Direito Real de Habitação Periódica - A experiência portuguesa”
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório