Em 03/12/2010

Debate com os conferencistas encerrou o primeiro dia da programação


Foram apresentados casos concretos desastres naturais ocorridos no Brasil, Chile e Portugal


Encerrando as atividades do primeiro dia de Seminário, foi realizado um debate com os conferencistas do primeiro do dia do Seminário: o professor de direito da Universidade de Coimbra, Afonso Patrão; o advogado e professor da Faculdade de Direito de Coimbra, Rafael Vale; a representante do CENOR, Mónica Vanderleia Alves de Sousa Jardim; o diretor de Relações Internacionais do IRIB e coordenador do evento, Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza; o tabelião e oficial substituto do 1º Ofício de Cabo Frio, Valestam Milhomem da Costa; o juiz corregedor auxiliar para o extrajudicial de Recife (PE), Sérgio Paulo Ribeiro da Silva e o 1º Oficial de Registro de Imóveis em Cabo Frio (RJ), Valmir Gonçalves da Silva.

Os conferencistas teceram seus comentários finais e os participantes levantaram várias questões e apresentaram exemplos de localidades diferentes no que diz respeito a catástrofes naturais.

Foram lembrados pelos participantes, casos de desastre natural que afetaram o registro imobiliário no Brasil – nos estados de Pernambuco, Santa Catarina e Minas Gerais-  em Portugal e no Chile. “O problema é mais comum do que se imagina. Já vimos casos em todos os lugares do mundo. Vários registros foram prejudicados por desastres naturais”, comentou Eduardo Pacheco, coordenador do V Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral Imobiliário.

O final do debate, que estava previsto para terminar as 16h30 se estendeu até pouco mais das 18h. A representante do CENOR, Mónica Jardim, considerou bastante proveitosa a participação de todos e o desenvolvimento do primeiro dia de Seminário. “Houve uma boa troca de experiências. O que vale salientar é que as pessoas permaneceram cerca de duas horas a mais do que estava programado, o que mostra que o tema estava interessante”, disse.



Compartilhe