Em 07/04/2021

Desburocratização do Registro de Imóveis no agronegócio é tema de workshop promovido pela ABAPA


Lei do Agro e da Lei da Liberdade Econômica foram discutidas durante o Workshop “O agronegócio, os cartórios e os bancos”.


Em workshop ocorrido ontem, 06/04/2021, intitulado “O agronegócio, os cartórios e os bancos”, promovido pela Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (ARIBA), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) e da Associação dos Agricultores Irrigantes da Bahia (AIBA) foram discutdos aspectos da desburocratização do Registro de Imóveis, passando pela padronização dos Cartórios no Estado da Bahia. O encontro foi transmitido pelo canal do YouTube da ARIBA. Saiba mais.

O workshop busca a aproximação dos Cartórios com o setor produtivo, buscando soluções para tornar a prestação do serviço mais eficiente, de acordo com a Presidente a ARIBA, Andrea Pignatti. De acordo com Pignatti, foi publicado recentemente e de forma inédita,em colaboração com a ABAPA e a AIBA, a Recomendação n. 05, que trata sobre a padronização dos títulos oriundos dos créditos agrícolas. Ainda de acordo com a Presidente, a ARIBA possui contato exclusivo para o agronegócio, através do e-mail [email protected].

De acordo com a notícia divulgada pela ABAPA, seu Segundo Vice-Presidente, Paulo Schmidt, abordou as necessidades dos agricultores, já que estes são os principais usuários dos sistemas cartoriais no ambiente agro. “A desburocratização tem que acontecer por parte dos bancos, cartórios e também dos produtores. Todos os sistemas estão evoluindo e nós precisamos acompanhar isso também. No campo, já notamos uma evolução digital muito grande. Esperamos agora uma afinidade de conexão entre esses três eixos para facilitar os instrumentos de mediação dos negócios, dinamizar essas relações e promover uma segurança jurídica para todas as partes.”

Registradores Imobiliários participam do encontro

Segundo a ABAPA, participaram do workshop, como mediador, o Oficial de Registro de Imóveis de Luís Eduardo Magalhães, Greg Valadares e como palestrantes o Oficial Registrador de Imóveis da cidade de Correntina, Vinícius Almeida; o Oficial Registrador de Imóveis da cidade de Bom Jesus da Lapa, Jean Mallmann, e o Oficial Registrador de Imóveis da cidade de Capim Grosso, Pedro Bacelar. Os temas tratados pelos palestrantes foram, respectivamente, “Adequação do sistema produtivo a Lei da Liberdade Econômica: direitos e deveres”; “Registros facultativos e obrigatórios após a Lei do Agro”; e “Validade de Documentos digitalizados”.

O vídeo do encontro pode ser assistido aqui.

Fonte: IRIB, com informações da ABAPA.



Compartilhe