Diretoria do IRIB participa do Congresso da Anoreg/BR em Salvador
Presidente do IRIB, Francisco Rezende, abordou o tema "A reserva legal e o Código Florestal" em oficina de qualificação profissional
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) realiza, durante esta semana, o XIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, em Salvador/BA. A diretoria do IRIB foi convidada a debater questões relativas ao registro de imóveis.
"A reserva legal e o Código Florestal" foi o tema abordado pelo presidente do IRIB, Francisco José Rezende dos Santos, durante a realização das oficinas de cursos de qualificação profissional. O vice-presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, mediou debate sobre "A Regularização Fundiária de Interesse Social e o Usucapião Administrativo", que contou com a participação do vice-presidente do IRIB para o Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, e do advogado e professor de direito civil da UnB Frederico Henrique Viegas de Lima.
Cooperação técnica e científica
Dois importantes acordos foram firmados na quarta-feira (21), no XIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial. Um termo de cooperação técnica entre o Estado da Bahia, por intermédio da Procuradoria-Geral do Estado, Anoreg-BR e Anoreg-BA, permitirá o intercâmbio de informações sobre bens imóveis (automatização da averbação premonitória e arrolamento).
O documento foi assinado por representantes das entidades e do governo da Bahia: o presidente da Anoreg/BR, Rogério Bacellar; o presidente do IRIB e da Escola Nacional de Notários e Registradores do Brasil (Ennor), Francisco Rezende; o coordenador acadêmico da Ennor, Christiano Cassettari; a presidente da Anoreg-BA, Conceição Gaspar; o procurador-chefe da Procuradoria Fiscal da Bahia, Elder Verçosa, e o ministro aposentado do STJ Fernando Gonçalves.
O outro convênio prevê a cooperação científica e técnica entre a ENNOR e o Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. A intenção do acordo é intensificar as relações entre as duas instituições. Além dos representantes brasileiros, o termo foi assinado pelos representantes da Universidade de Coimbra, Mônica Jardim e Rafael Vale.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB, com informações da Anoreg/BR
Em 23.11.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TRF1: Tribunal determina demolição de edificação em área de preservação permanente em Palmas/TO
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório