Encontro analisa o registro de imóveis como instrumento de garantia e segurança dos contratos de crédito rural
Participaram do painel os presidentes da Famato, Rui Prado, e do IRIB, Francisco Rezende e o registrador de imóveis José de Arimatéia Barbosa
O 31º Encontro Regional do IRIB debateu na tarde desta quinta-feira, 26/7, o tema “Registro de imóveis como instrumento de garantia e segurança dos contratos de crédito rural”. O painel teve como palestrante o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado. Participaram como debatedores o presidente do IRIB, Francisco Rezende, e o registrador de imóveis em Campo Novo do Parecis, José de Arimatéia Barbosa.
De acordo com o palestrante, 70% das propriedades particulares possuem algum problema fundiário. Rui Prado elencou as principais questões fundiárias detectadas no georreferenciamento: deslocamento de títulos definitivos; sobreposições de títulos definitivos; posse sobre áreas devolutas; posses sobre áreas privadas; 8.000 processos de certificação de imóveis rurais aguardando análise do INCRA.
O presidente da Famato disse que está na hora do estado assumir a gestão disso. “O Incra também precisa se preocupar em dar uma vida digna para aquelas pessoas que são assentadas. Precisamos de celeridade nesse processo, de retomada do projeto varredura [dirigido prioritariamente aos pequenos agricultores, como apoio ao desenvolvimento rural sustentável]”. O palestrante lembrou ainda que a solicitação da certidão de legitimidade de origem (Provimento nº 6 da CGJ/MT) é um complicador para os produtores.
Em sua participação, o presidente do IRIB e registrador de imóveis em Belo Horizonte/MG, Francisco Rezende disse que o registro de imóveis não pode ser visto como um gargalho para sistema de crédito rural. “Nossa função é contribuir para dar celeridade no registro dos títulos, pois entendemos a aflição dos produtores rurais que nos procurem”.
José de Arimatéia fez considerações com relação às questões que envolvem o Estado do Mato Grosso. Na sequência, o público pôde participar do debate com perguntas aos integrantes da mesa.
O 31º Encontro é realizado pelo IRIB com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) e da Corregedoria - Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso
Veja a galeria de imagens
Faça o download do material da palestra
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 26.7.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Sancionada lei que altera regras da regularização e do registro de imóveis
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório