Encontros de 2015 e 2016 foram marcados pela qualidade das programações e intensa participação dos registradores imobiliários
Ao todo, foram realizados dois encontros regionais, dois nacionais, um evento internacional e dois dedicados ao registro eletrônico de imóveis
A gestão IRIB DE TODOS proporcionou à classe registral imobiliária eventos de grande qualidade técnica e que tiveram a total acolhida de registradores de imóveis e demais públicos interessados nos temas das programações. Foram realizados dois encontros regionais, dois nacionais, um seminário e um workshop exclusivo para a discussão do registro eletrônico de imóveis. Para fechar, um evento internacional que reuniu palestrantes do Brasil, Portugal, Espanha e Chile.
Belém do Pará sediou o regional de 2015. Apesar de estar no extremo norte do país, a cidade recebeu 174 participantes de 18 unidades da federação. Experientes e estudiosos registradores imobiliários, além de especialistas convidados, conduziram com maestria a exposição e debates de temas como alienação fiduciária, condomínio de lotes, registro eletrônico de imóveis, entre outros. Em agosto de 2016, Goiânia/GO foi sede do 35º Regional do IRIB, que teve dimensões de um nacional: 413 congressistas de 19 estados e do Distrito Federal. A programação contemplou temas como princípio da concentração da matrícula, novo Código de Processo Civil, sucessões – inventários extrajudiciais, georreferenciamento.
Os Encontros nacionais foram históricos pela qualidade da programação científica e pelo grande interesse dos participantes, que mantiveram as plenárias lotadas todos os dias. Novamente, a maioria dos temas foi apresentada por mestres do Direito Imobiliário, que também são oficiais do Registro de Imóveis. Aracaju/SE recebeu o 42º do Encontro Nacional, com 300 participantes de 22 estados e do DF. A temática principal foi o registro eletrônico, mas o IRIB proporcionou o reencontro com palestrantes que há muito tempo não figuravam nas programações, como Luciano Passarelli e Marcelo Augusto Santana de Melo, além de grandes professores do Registro de Imóveis, por exemplo Francisco Rezende, Sérgio Jacomino, Flauzilino Araújo dos Santos, Henrique Ferraz de Mello e Luiz Egon Richter. O Encontro Nacional de 2016 não foi diferente. Realizado em Salvador/BA, no mês de setembro, a 43ª edição Encontro reuniu um total de 386 participantes de 23 estados e do Distrito Federal, sendo um total de 87 somente do Estado da Bahia. A programação reuniu os temas mais importantes da atualidade: 16 palestras e duas sessões do tradicional Pinga-Fogo.
Por fim, o IRIB proveu o XI Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol-Chileno de Direito Registral Imobiliário. Florianópolis, em Santa Catarina, foi escolhida para receber o evento, que contou, pela primeira vez, com a participação do Chile. Cerca de cem congressistas, dos quatro países, participaram da edição que marcou o transcurso de uma década de existência do Seminário. Foram verdadeiras aulas de Direito Comparado com as presenças de Mónica Jardim, Madalena Teixeira (Portugal), Sergio Saavedra e Enrique Maside (Espanha), Yamil Abraham Najle Alée (Chile), além de grandes palestrantes brasileiros.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 15.12.2016
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
STJ: Banco pagará danos morais por aceitar hipoteca de imóvel quitado
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano