Em 30/04/2013

Encontros internacionais sobre Direito Registral Imobiliário


Será realizado na Cidade do Panamá, em junho, o XXVI Encontro do Comitê Latinoamericano de Consulta Registral


O Panamá será sede do XXVI Encontro do Comitê Latinoamericano de Consulta Registral, no período de 10 a 14 de junho. Participam do evento representantes dos demais países que integram a Rede Registral Iberoamericana - IBEROREG: Espanha, Portugal, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicáragua, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

O objetivo do encontro é promover a troca de informações e o desenvolvimento técnico-jurídico entre os países membros visando à modernização e eficiência da prestação do serviço registral.

O presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, participará da edição 2013 do Encontro. Também estará presente o desembargador do TJRS, Décio Antônio Erpen, um dos fundadores do Comitê Latinoamericano de Consulta Registral, em 1986.

Outro importante evento internacional ocorrerá no Brasil ainda este ano. No mês de novembro, será realizado no Rio de Janeiro/RJ, o 8º Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário. O evento é uma promoção conjunta do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), do Centro de Estudos Notariais e Registais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (CENoR) e do Colégio de Registradores de la Propiedad y Mercantiles de Espanha (CORPME).

História
O Comitê Latinoamericano de Consulta Registral foi fundado em 5 de novembro de 1986, na cidade de Trelew, Província de Chubut, República da Argentina, com o propósito de integração e cooperação de registradores e notários argentinos, brasileiros, costa-riquenhos, mexicanos, peruanos, porto-riquenhos e uruguaios.

Desde então foram realizados encontros em vários países da América, sempre com a participação efetiva dos membros fundadores, entre eles Alberto F. Ruiz Erenchun (Secretário Geral del Comité Latinoamericano De Consulta Registra Director General en Registro de la Propiedad Inmueble de la Capital Federal – Argentina) e o desembargador Décio Antonio Erpen. O vice-presidente do IRIB João Pedro Lamana Paiva também integra o Comitê.

Convite e temas do XXVI Encontro

BE4212


Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 30.04.2013



Compartilhe

  • Tags