ENNOR lança novos Grupos de Pesquisa
Registro de Crédito de Carbono e diálogo entre Poder Judiciário e o Extrajudicial são os temas dos grupos.
A Escola Nacional dos Notários e Registradores (ENNOR) lançou dois novos Grupos de Pesquisa durante o “XIII Fórum de Integração Jurídica: temas atuais do Direito Notarial e Registral”, realizado no dia 10 de agosto, em Brasília/DF. Intitulados “Regulação: O Diálogo Necessário entre o Poder Judiciário e o Extrajudicial” e “Registro de Créditos de Carbono e suas Titularidades”, os grupos serão moderados pela Registradora de Imóveis de Diadema/SP, Patrícia Ferraz, e Maurício Zockun, respectivamente.
Segundo a notícia publicada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), além dos moderadores, a Mesa de Lançamento dos Grupos de Pesquisa ainda contou com a participação da ex-Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Uille Gomes; do Consultor Legislativo do Senado Federal, Carlos Eduardo Elias de Oliveira; e da Juíza Auxiliar da Corregedoria do CNJ, Daniela Madeira.
Sobre o primeiro Grupo de Pesquisa, de acordo com Maurício Zockun, este “concentra-se na discussão dos mecanismos que podem ser adotados por meio da atividade notarial e de registro para a emissão de créditos de carbono. A relevância desses créditos para a sustentabilidade ambiental foi enfatizada, considerando os desafios ambientais atuais e o apoio da Organização das Nações Unidas a essa prática.” Já sobre o segundo Grupo, Zockun destacou que este “aborda a regulação realizada pelo Poder Judiciário, buscando trazer para o debate nacional as práticas já implementadas pelas agências reguladoras e outros órgãos estatais. O objetivo é promover um diálogo construtivo dentro dos moldes do poder judiciário, visando aprimorar a eficiência, transparência e o atendimento ao interesse público no processo de regulação.”
Os novos Grupos de Pesquisa não terão data limite para o desenvolvimento dos trabalhos e são abertos para pessoas específicas dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de Universidades, Notários e Registradores. Os demais Grupos da ENNOR são divididos por cada especialidade dos Serviços Extrajudiciais de Notas e Registros, com coordenadores de classe, e têm como objetivo a compilação de artigos para publicação sobre os estudos produzidos, sendo restritos para Notários e Registradores.
A ENNOR é mantida pela ANOREG/BR, pela Confederação dos Notários e Registradores (CNR) e pelas demais entidades da classe.
Fonte: IRIB, com informações da Assessoria de Comunicação da ANOREG/BR.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CGJ/PB autoriza celebração de Acordo de Cooperação entre CNB-PB e banco Bradesco
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024