Em 10/06/2013

Fazenda será destinada à criação de assentamento no município cearense de Trairi


Incra beneficiará 52 famílias em município localizado a 124 quilômetros de Fortaleza


O Incra vai criar um assentamento para 52 famílias no município cearense de Trairi, a 124 quilômetros de Fortaleza. A fazenda Lajes, local da nova área de reforma agrária, teve a posse transferida à autarquia em solenidade realizada na manhã de terça-feira (04), na sede da propriedade rural.

As famílias aguardam com ansiedade a vida nova no futuro assentamento. “A nossa expectativa é muito grande, eu espero que dê tudo certo e que as famílias assentadas tenham compromisso com nosso assentamento”, afirma a trabalhadora rural Raquel Paulo do Carmo Texeira, mãe de três filhos e presidente de uma das associações comunitárias existentes no local.

De acordo com a superintendente em exercício da autarquia no estado, Maria Denise Silva Aragão, o Incra/CE já está trabalhando para a publicação da portaria de criação do assentamento. O objetivo é agilizar a liberação dos créditos Apoio Inicial e Fomento, além do início da construção das casas, que serão erguidas com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, no valor de R$ 28,5 mil por família, e um acréscimo de R$ 3 mil viabilizado pelo governo estadual, segundo a Divisão de Desenvolvimento do Incra/CE. “É meu interesse e de todos os gestores agilizar a liberação dos créditos para que as famílias possam começar a produzir logo”, disse Denise.

Potencial

O imóvel rural fica a três quilômetros da estrada de acesso à sede do município e possui um bom potencial hídrico, com uma lagoa, açude e córrego dentro da área do assentamento. As condições favoráveis contribuem para a expectativa de uma boa produção agrícola no local, aumentando as chances de participação do assentamento em programas públicos de aquisição de alimentos.

“Nós vamos encher as feiras de Trairi com alimentos produzidos no assentamento e a prefeitura pode se preparar para comprar a produção da comunidade e usá-la na merenda escolar do município”, disse o presidente do Fórum dos Assentados do Ceará, Paulo da Francisco dos Santos, ao incentivar as famílias presentes no ato de imissão de posse.

Além das futuras famílias assentadas, o evento contou com a participação do prefeito de Trairi, Francisco José Noronha, de autoridades do município, representantes das igrejas católica e evangélica, da Federação dos Trabalhadores Rurais do Ceará (Fetraece) e de servidores do Incra/CE.

Mais áreas

Lajes foi o primeiro de seis imóveis rurais previstos para desapropriação até o final do próximo mês de julho. As ações vão beneficiar 216 famílias com acesso à terra e a créditos nos municípios cearenses de Caridade, Crateús, Tamboril, Trairi, Barro e Pentecoste.

Existem atualmente no estado 402 assentamentos de reforma agrária. O Incra/CE também atua em 39 assentamentos estaduais, além de duas reservas extrativistas.

Fonte: Incra

Em 7.6.2013



Compartilhe

  • Tags