Folha Extra - Famílias terão chance de adquirir casa própria ou regularizar imóveis
Projetos conjuntos da Cohapar com a prefeitura e a Câmara Municipal preveem a construção de 268 moradias urbanas e rurais e a oferta de serviços de titulação de imóveis com custos reduzidos
Preocupado em atender as demandas da população de Jacarezinho por novas moradias, o prefeito Sergio Faria (DEM), visitou a sede da Cohapar, em Curitiba, na quarta-feira (14.03). Em reunião com o superintendente de Relações Institucionais da empresa, João Naime Neto, foram realizados encaminhamentos de diferentes frentes de trabalho conjuntas entre os órgãos.
O maior projeto em andamento diz respeito à liberação de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial para o atendimento de famílias de baixa renda com a construção de 260 casas populares. “A Cohapar e a prefeitura estão preparando a documentação necessária para protocolo na Caixa Econômica Federal e posterior análise do Ministério das Cidades”, explica Naime Neto.
A Cohapar também está finalizando a montagem de um processo licitatório para a contratação da construtora responsável pela execução das obras de outras 98 unidades habitacionais. Os imóveis serão financiados com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e começarão a ser construídos logo após a conclusão da licitação.
Segundo o chefe do Executivo, os investimentos permitirão um salto na qualidade de vida da população de Jacarezinho. “São recursos expressivos para resgatar a dignidade de famílias que pagam aluguel ou vivem em condições precárias no município”, comenta Faria.
Como participar
Quem se interessou pelos projetos e deseja adquirir uma casa própria na cidade por meio dos programas da Cohapar deve fazer uma pré-inscrição no site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro. O preenchimento dos dados é critério obrigatório para participação nos projetos e as famílias cadastradas serão chamadas quando houver disponibilidade novas contratações.
Casas Rurais
Além da construção de casas na cidade, governo estadual e prefeitura, com o apoio da Câmara de Vereadores de Jacarezinho, aguardam um posicionamento do Governo Federal sobre a liberação de recursos do Programa Nacional de Habitação Rural.
Os investimentos dependem de análise do Ministério das Cidades sobre a documentação de oito famílias potenciais beneficiárias enviados à Brasília em um trabalho integrado que também contou com a participação da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Emater.
Regularização Fundiária
Famílias que já residem em imóveis próprios, porém irregulares, também terão a chance de participar do programa Morar Legal Paraná. Isso porque a Cohapar está finalizando a contratação de uma empresa especializada para a oferta de serviços de regularização fundiária na cidade. Os custos de legalização das casas, que normalmente chegariam a mais de R$ 4,5 mil, sairão por menos de R$ 1 mil com a possibilidade de parcelamento e pagamento apenas após o recebimento da escritura definitiva.
“A determinação do presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, e do governador Beto Richa é para que acabemos com situações de irregularidade com o reconhecimento de propriedade das famílias”, afirma o superintendente da companhia.
Luiz Otávio Messias, assessor do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), e Américo Pereira, chefe de gabinete da Prefeitura de Jacarezinho, acompanharam a reunião.
Fonte: Folha Extra
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Folhamax - Projeto garante desconto de 50% para registro de primeiro imóvel
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.