Em 10/08/2016

Folha: Portal promete ajudar na busca por dado de imóveis em cartórios


O portal BR Registradores auxilia na busca por informações e documentos em cartórios de registro de imóveis pela internet


Foi lançado nessa terça-feira (9/8) o portal BR Registradores, (www.brregistradores.com.br), que auxilia na busca por informações e documentos em cartórios de registro de imóveis pela internet.

Desenvolvido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), o site faz parte de medidas em implantação pelo setor para ampliar sua digitalização. Nele, é possível saber, a partir de um mapa, em qual página irá encontrar os documentos de que precisa.

O guia é necessário porque a localização nem sempre é fácil: existem atualmente seis centrais de serviços eletrônicos que fornecem documentos de seu Estado de origem em formato digital (São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal).

Elas também podem disponibilizar em seus sites, a partir de convênios, documentos de cartórios de outros Estados. Na central de serviços de São Paulo, por exemplo, estão disponíveis documentos do Espírito Santo, de Santa Catarina e de Pernambuco.

Ao todo, 15 Estados têm os documentos de seus cartórios de imóveis na internet ou irão incluí-los ainda neste mês.

João Pedro Lamana Paiva, presidente do Irib, afirma que, dos 3.460 cartórios de registros de imóveis brasileiros, 1.955 disponibilizam suas informações pela rede.

Ele diz acreditar que todos os fornecerão informações a partir das centrais estaduais ainda neste ano.

O objetivo do Irib é que, até o fim de 2017, todas as buscas de informações em cartórios de imóveis sejam feitas em um único site. 

Fonte: Folha de São Paulo

Em 10.8.2016



Compartilhe