Força-Tarefa atualizará informações sobre Serventias Extrajudiciais no Estado do Maranhão
Atualização foi determinada após inspeção do CNJ para verificar o funcionamento da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão na fiscalização do serviço extrajudicial.
Foi realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 09/04/2021, uma inspeção por meio de plataforma virtual de videoconferência, com o objetivo de verificar o funcionamento da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJMA) na fiscalização das atividades realizadas pelas Serventias Extrajudiciais. Finalizada a inspeção, foi determinada a atualização das informações relacionadas às serventias extrajudiciais no sistema Justiça Aberta, do CNJ.
A atualização será realizada por uma Força-Tarefa e, de acordo com a informação divulgada pela Assessoria de Comunicação da CGJMA, haverá o saneamento das informações do sistema Justiça Aberta e posterior encaminhamento para a base de dados do CNJ, segundo a Coordenadora das Serventias da CGJMA, Jaciara Rodrigues.
Ainda de acordo com a informação divulgada, a pauta da reunião da inspeção entre autoridades do CNJ, Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e CGJMA tratou da apresentação das atribuições da Coordenadoria de Gestão dos Serviços Notariais e de Registro (CONR) do CNJ, do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), dos concursos de outorga de delegação e lista de vacância das Serventias Extrajudiciais e do sistema Justiça Aberta, dentre outras informações solicitadas pela equipe de inspeção.
O Desembargador Marcelo Martins Berthe, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) foi o coordenador da equipe de inspeção, que também contou com a participação e trabalhos da Juíza paulista Maria Paula Cassone Rossi, conforme a Portaria CNJ n. 27/2021, publicada pela Corregedora Nacional do Poder Judiciário, Ministra Maria Thereza de Assis Moura.
De acordo com a notícia veiculada no site do TJMA, participaram da sessão de inspeção a Ministra Maria Thereza de Assis Moura (CNJ), o Presidente do TJMA, Desembargador Lourival Serejo; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Paulo Velten; as Juízas Auxiliares Sara Gama (Serventias Extrajudiciais) e Sônia Amaral; o Diretor da Secretaria da CGJMA, Carlos Anderson Ferreira; a Chefe de Gabinete, Lêda Nascimento; a Chefe da Assessoria Jurídica, Michelle Silva Costa; a Coordenadora das Serventias Extrajudiciais, Jaciara Santos Rodrigues; a Supervisora do Setor de Prestação de Contas dos Delegatários Interinos, Delza Abreu Silva; o Chefe da Divisão de Correições e Inspeções, João Paulo Cordeiro, e servidores do CNJ e da CGJMA.
Fonte: IRIB, com informações da Assessoria de Comunicação da CGJMA.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Patrimônio de afetação – extinção. Averbação. Natureza declaratória do ato. Emolumentos devidos.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano