Em 10/08/2011

Fortaleza sediará pela quarta vez o Encontro Nacional do IRIB


Saiba algumas curiosidades sobre a capital do Ceará


O XXXVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil talvez seja o maior encontro do sistema registral imobiliário que o IRIB promoveu e de mais importância de todos. O evento vai tratar especialmente da segurança jurídica, o mote do registro de imóveis. Fortaleza foi escolhida pela quarta vez para sediar o encontro.

A cidade é surpreendente, encanta seus visitantes por sua beleza. Algumas histórias curiosas sobre a capital podem ajudar para que essa experiência seja ainda melhor do que a prevista.

Inspirada em Paris

A planta de Fortaleza foi inspirada no mesmo projeto em que foram planejadas as ruas de Paris. Ela possui três bulevares, localizados nas avenidas Imperador, Duque de Caxias e D. Manoel. O alinhamento das ruas é parecido ao traçado de um xadrez, facilitando o fluxo de trânsito e pessoas.

Pioneiro na abolição da escravatura

O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão. O porto para desembarque de escravos foi fechado em 1881 pelo jangadeiro Dragão do Mar, líder do movimento abolicionista do local.

Ponte dos Ingleses

A Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, foi inaugurada no século XX. Logo se tornou um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Ela recebeu esse nome pelo fato de que foi uma empresa britânica que desenvolveu o projeto.

Cidade de José de Alencar

Um dos escritores mais famosos do Brasil, o fortalezense José de Alencar, usou a sua cidade-natal como cenário para escrever um dos romances mais importantes da literatura nacional. Iracema rendeu ao local duas estátuas e o nome de uma de suas praias.

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB

Em 10.08.2011



Compartilhe