Em 14/08/2015

G1: Atraso em obras de condomínio no Paraná prejudica mais de 600 pessoas


Obra foi embargada pelo Ministério Público. Proprietários sofrem para pagar acúmulo de parcelas e aluguel


O atraso na entrega das chaves de um condomínio em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, tem deixado os mais de 600 proprietários preocupados. A situação piorou quando a obra foi embargada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). Agora, não há previsão de quando a situação será resolvida.

Os moradores afirmam que o embargo ocorreu porque a área é de preservação ambiental. A construtora, porém, afirma que não há impedimento jurídico e que as obras devem ser retomadas assim que a prefeitura conceder alvará. A administração municipal afirma, porém, que a construtora ainda precisa entregar alguns documentos.

No meio disso, estão os proprietários. Ansiosos, eles ainda precisam lidar com o aumento de gastos. "A gente está esperando que essa obra seja concluída para a gente parar de pagar aluguel", disse Alexandre Correia que é funcionário público.

Gerson Gonçalves, que é motorista, diz que tem que pagar R$ 500,00 de aluguel por mês. Ele cita ainda o pagamento dos juros da obra, no valor de R$ 708,23. "Se demorar mais cinco meses, durante cinco meses vão ser cobrados os juros da gente. Então, não tem mais alternativa, não tem mais o que dizer".

A Caixa Econômica Federal esclareceu que os encargos cobrados são para proteger o mutuário em caso de morte ou invalidez que possam ocorrer durante a obra.

Segurança

O advogado Marcos Gomes orienta o consumidor a guardar todos os contratos, cartões de vendedores e propagandas. Outro ponto fundamental é procurar o cartório onde o imóvel foi registrado e verificar o histórico.

"Deve guardas todos os documentos, inclusive fotos tiradas do empreendimento. Fazer perguntas e questionamentos por escrito, documentar, formalizar porque isso pode servir de prova depois, para eventuais questões judiciais", afirmou o advogado.

Fonte: G1

Em 13.8.2015



Compartilhe