Em 17/01/2018

Gaúcha ZH - Farroupilha terá levantamento aéreo para atualizar cadastro de imóveis do município


Avaliação vai permitir identificar construções que tiveram ampliação de área e não constam nos registros


A prefeitura de Farroupilha vai realizar um levantamento fotográfico aéreo para identificar construções que sofreram alteração na área nos últimos anos sem inclusão nos registros. O trabalho vai permitir atualizar o cadastro de imóveis do município e corrigir a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos próximos anos. A empresa responsável já foi escolhida e o contrato deve ser assinado em breve.

Segundo o secretário de Finanças de Farroupilha, Benami Spilki, o trabalho vai ser um complemento ao recadastramento que já é realizado por equipes em terra. Os pesquisadores começaram a avaliação ainda no ano passado, após o cálculo errado do IPTU para cerca de 400 glebas (porções de terra em área urbana que ainda não foram loteadas ou urbanizadas). A prefeitura decidiu estender o levantamento para o restante da cidade, em vez de deixar apenas para os terrenos.

- O que estamos fazendo é em busca de justiça tributária - afirma Spilki.

Tanto a revisão aérea quanto a pesquisa das equipes deve ser realizada ao longo do ano. Dessa forma, os valores atualizados devem constar nos carnês do IPTU de 2019. Já o tributo de 2018 pode ter a data de vencimento atrasada devido à troca do sistema que roda os carnês. Conforme Spilki, um novo software foi encomendado, mas ainda não ficou pronto. A expectativa é de que as guias sejam emitidas dia 20 de janeiro. Nesse caso, o vencimento em cota única e também da primeira parcela vão ficar para 20 de abril.

Fonte: Gaúcha ZH



Compartilhe