Gazeta Web (AL) - Prefeitura convoca donos de imóveis para cadastro e dá desconto no IPTU 2019
Proprietário que acessar o site e preencher dados vai garantir mais 10% de desconto no valor do imposto
A Secretaria Municipal de Economia de Maceió está promovendo uma atualização de dados cadastrais dos imóveis da capital. Quem atender ao chamado da prefeitura, acessar o site www.portal.maceio.al.gov.br e fizer o recadastro, vai garantir mais 10% de desconto na cota única do IPTU 2019.
O recadastramento traz vantagens não só para quem quer o desconto no pagamento da cota única no ano que vem, como oferece mais segurança aos contribuintes. Com ele, os contribuintes que estão pleiteando isenção, tanto de ITBI como de IPTU, têm mais facilidade para requerer o benefício por já manterem atualizados seus dados, minimizando dúvidas do processo.
Como o pedido de isenção deve ser feito anualmente, manter o cadastro atualizado em 2018 aumenta as chances de continuação do benefício no ano posterior. Além disso, o recadastramento junto à Prefeitura auxilia na comprovação de direitos para quem precisa solicitar "usucapião", e ainda para quem tem parentes falecidos, para os quais não houve sucessão formal dos bens, esta é uma boa oportunidade de atualizar os dados com os novos titulares.
De acordo com Gilberto Meister, coordenador de Atendimento da Semec, instrumentos participativos de compra e venda, também conhecidos como "contrato de gaveta", poderão ser aceitos para atualização de dados cadastrais tanto para quem vendeu como para quem comprou um imóvel. Isso oferece mais segurança para contestação no caso de cobranças indevidas.
"Esta atualização garante mais segurança na transação de compra e venda de imóveis, reconhecendo, por exemplo, a transferência de bens. Ou seja, muitas vezes você vende ou compra um imóvel e não transfere logo a titularidade para o novo proprietário. Caso essa venda ou compra não seja informada devidamente à Secretaria Municipal de Economia, qualquer débito tributário referente ao imóvel, recai sobre o proprietário que estiver cadastrado em nosso banco de contribuintes, podendo acarretar em cobranças administrativas, inscrição na Dívida Ativa, bloqueio de contas e penhora do bem, caso débitos não sejam quitados", explicou Gilberto.
Como se recadastrar
O recadastro é simples e rápido, mas é preciso que seja feito pelo titular do imóvel ou pelo seu representante legal (por procuração). Todo o processo pode ser feito online, acessando a plataforma www.portal.maceio.al.gov.br. Lá, se faz o cadastro para ter acesso ao sistema e começar a atualizar os dados.
Para realizar a atualização de dados, é preciso ter em mãos documentos como CPF, RG ou carteira de habilitação, comprovante de residência, e-mail, além de dados do imóvel como documento de posse ou titularidade. No portal, há espaço para anexar as cópias e enviar diretamente ao sistema.
O recadastramento será exclusivamente online, o que permite otimização de tempo e economia aos contribuintes, que não precisam se deslocar à sede da Secretaria Municipal de Economia, localizada no Centro da cidade, à Rua Pedro Monteiro ou nos postos de atendimento nas centrais Já Shopping Pátio, Shopping Maceió e Já Shopping Farol.
No portal, o contribuinte conta com toda a orientação necessária para o recadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-3603 ou no endereço eletrônico [email protected].
Fonte: Gazeta Web
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Governo do Acre: Governo entregou mais de 2,8 mil títulos definitivos nesta semana
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes